dc.contributor.advisor |
Domingos, Luís Neves Cabral |
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dc.contributor.author |
Abdula, Mussá Muhamede |
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dc.date.accessioned |
2025-03-07T10:28:27Z |
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dc.date.available |
2025-03-07T10:28:27Z |
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dc.date.issued |
2024-06-27 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1172 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda o tema “A aplicação de media digitais como estratégia para a
massificação do uso de tecnologias educacionais (EdTech) na Universidade Eduardo Mondlane
(UEM)” com foco específico na Faculdade de Educação (FACED). A introdução destaca a
utilidade dos media digitais no ensino, ressaltando como eles podem tornar o ensino mais
envolvente, acessível e personalizado. Reconhecendo o impacto das tecnologias na vida dos
estudantes, a pesquisa levanta a seguinte questão: “Quais são as barreiras enfrentadas pela
Universidade Eduardo Mondlane (UEM) na aplicação de media digitais para a massificação do
uso das tecnologias educacionais (EdTech) durante o processo de ensino-aprendizagem
(PEA)?”.O estudo surge da necessidade de métodos de ensino mais eficazes e acessíveis,
alinhados às demandas contemporâneas da educação a distância com recurso às EdTech. A
UEM, como uma instituição de ensino superior em Moçambique, enfrenta barreiras
significativas na adopção e implementação dessas tecnologias. O objetivo geral deste trabalho
é analisar as barreiras enfrentadas pela UEM para a massificação do uso das EdTech durante o
PEA. Conforme as variáveis traçadas pelo problema, foram definidos conceitos de diferentes
abordagens sobre as EdTech. O método de recolha de dados é qualitativo, auxiliado pelo
método quantitativo, e a colecta de dados foi realizada por meio de questionários dirigidos aos
estudantes, docentes e técnico de informática, além de entrevistas em grupo e individuais.
Concluiu-se que a formação dos professores para o uso efectivo das EdTech é relevante. Além
disso, é necessário superar questões como a literacia digital, falta de infraestruturas e
conectividade à internet, que continuam sendo barreiras tanto para estudantes quanto para
docentes.Para promover uma adoção efetiva, recomenda-se a capacitação do corpo docente no
domínio das EdTech. É preciso envolver a comunidade académica na definição e
implementação de políticas de inclusão digital, facilitar o acesso à internet no campus e fora
dele, e expandir projectos de redução de custos de internet em parceria com empresas e
instituições especializadas em EdTech. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Tecnologias educacionais |
en_US |
dc.subject |
Processo ensino aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Media digitais |
en_US |
dc.subject |
Inclusão digital |
en_US |
dc.title |
A aplicação massificação de do media uso digitais de como estratégia tecnologias Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
This work addresses the topic “The application of digital media as a strategy for the mass use
of educational technologies (EdTech) at Universidade Eduardo Mondlane (UEM)” with a
specific focus on the Faculdade de Educação (FACED). The introduction highlights the
usefulness of digital media in teaching, highlighting how they can make teaching more
engaging, accessible and personalized. Recognizing the impact of technologies on students'
lives, the research raises the following question: “What are the barriers faced by UEM in the
application of digital media for the mass use of educational technologies (EdTech) during the
process of teaching-learning (PEA)?”. The study arises from the need for more effective and
accessible teaching methods, aligned with the contemporary demands of distance education
using EdTech. UEM, as a higher education institution in Mozambique, faces significant barriers
in the adoption and implementation of these technologies. The general objective of this work is
to analyze the barriers faced by UEM in the widespread use of EdTech during the PEA.
According to the variables outlined by the problem, concepts of different approaches to EdTech
were defined. The data collection method is qualitative, assisted by the quantitative method,
and data collection was carried out through questionnaires addressed to students, teachers and
IT technicians, in addition to group and individual interviews. It was concluded that teacher
training for the effective use of EdTech is relevant. Furthermore, it is necessary to overcome
issues such as digital literacy, lack of infrastructure and internet connectivity, which continue
to be barriers for both students and teachers. To promote effective adoption, training of teaching
staff in the field of EdTech is recommended. It is necessary to involve the academic community
in the definition and implementation of digital inclusion policies, facilitate access to the internet
on campus and outside, and expand projects to reduce internet costs in partnership with
companies and institutions specializing in EdTech. |
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