Abstract:
O presente trabalho aborda o tema “A aplicação de media digitais como estratégia para a
massificação do uso de tecnologias educacionais (EdTech) na Universidade Eduardo Mondlane
(UEM)” com foco específico na Faculdade de Educação (FACED). A introdução destaca a
utilidade dos media digitais no ensino, ressaltando como eles podem tornar o ensino mais
envolvente, acessível e personalizado. Reconhecendo o impacto das tecnologias na vida dos
estudantes, a pesquisa levanta a seguinte questão: “Quais são as barreiras enfrentadas pela
Universidade Eduardo Mondlane (UEM) na aplicação de media digitais para a massificação do
uso das tecnologias educacionais (EdTech) durante o processo de ensino-aprendizagem
(PEA)?”.O estudo surge da necessidade de métodos de ensino mais eficazes e acessíveis,
alinhados às demandas contemporâneas da educação a distância com recurso às EdTech. A
UEM, como uma instituição de ensino superior em Moçambique, enfrenta barreiras
significativas na adopção e implementação dessas tecnologias. O objetivo geral deste trabalho
é analisar as barreiras enfrentadas pela UEM para a massificação do uso das EdTech durante o
PEA. Conforme as variáveis traçadas pelo problema, foram definidos conceitos de diferentes
abordagens sobre as EdTech. O método de recolha de dados é qualitativo, auxiliado pelo
método quantitativo, e a colecta de dados foi realizada por meio de questionários dirigidos aos
estudantes, docentes e técnico de informática, além de entrevistas em grupo e individuais.
Concluiu-se que a formação dos professores para o uso efectivo das EdTech é relevante. Além
disso, é necessário superar questões como a literacia digital, falta de infraestruturas e
conectividade à internet, que continuam sendo barreiras tanto para estudantes quanto para
docentes.Para promover uma adoção efetiva, recomenda-se a capacitação do corpo docente no
domínio das EdTech. É preciso envolver a comunidade académica na definição e
implementação de políticas de inclusão digital, facilitar o acesso à internet no campus e fora
dele, e expandir projectos de redução de custos de internet em parceria com empresas e
instituições especializadas em EdTech.