dc.contributor.advisor |
Miguel, João |
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dc.contributor.author |
Chincuinha, Curtis Da L.V.L. |
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dc.date.accessioned |
2025-03-05T10:34:14Z |
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dc.date.issued |
2023-05 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1171 |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o uso dos media sociais na administração pública
moçambicana, com destaque para a fanpage do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior no Facebook. A mesma parte do pressuposto de que nas mudanças introduzidas em
Moçambique pelo Programa de Reforma do Sector Público observam-se acções e intenções
visando o aperfeiçoamento das relações entre o poder público e os cidadãos. Um dos pontos vitais
dessa relação envolve a comunicação entre as partes, seja para o sector público informar sobre
acções desenvolvidas e prestar contas à população, seja para o cidadão reclamar ou pedir
esclarecimentos à luz da Lei n° 34/2014, de 31 de dezembro, Lei do Direito à Informação. Assim, a
pesquisa busca perceber em que medida a fanpage do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior está sendo utilizado como ferramenta para informação e criação de espaços digitais de
interacção com o cidadão. A pesquisa de campo realizada, permite concluir que a necessidade de
controlo do fluxo da informação faz com que a fanpage do MCTES seja incapaz de servir de
ferramenta para informação e criação de espaços digitais de interacção com o cidadão. Associada a
necessidade de controlo do fluxo de informação, denota-se um fraco investimento na formação e
capacitação do capital humano em matéria de comunicação pública e a Lei do Direito à
Informação. Não existe uma estratégia bem definida para a gestão profissional de conteúdos, o que
não permite uma comunicação transparente e democrática |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Administração pública |
en_US |
dc.subject |
Facebook |
en_US |
dc.subject |
Fanpage |
en_US |
dc.subject |
Media |
en_US |
dc.subject |
Media Social |
en_US |
dc.subject |
Public administration |
en_US |
dc.title |
O uso dos media sociais na administração pública: análise da Fanpage do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Facebook |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-03-04 |
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dc.description.resumo |
This research presents a reflection on the use of social media in the Mozambican Public
Administration, with emphasis on the fanpage of the Ministry of Science, Technology and Higher
Education on Facebook. The same assumes that the changes introduced in Mozambique by the
Public Sector Reform Program show actions and intentions aimed at improving relations between
public power and citizens. One of the vital points of this relationship involves communication
between the parties, whether for the public sector to report on actions taken and account to the
population, or for citizens to complain or ask for clarification in the light of Law No. 34/2014, of
December 31, Right to Information Law. Thus, the research seeks to understand to what extent the
fanpage of the Ministry of Science, Technology and Higher Education is being used as a tool for
information and creation of digital spaces for interaction with the citizen. The field research carried
out allows us to conclude that the need to control the flow of information makes the MCTES
fanpage incapable of serving as a tool for information and creation of digital spaces for interaction
with the citizen. Associated with the need to control the flow of information, there is a weak
investment in the formation and qualification of human capital in terms of public communication
and the Law of the Right to Information. There is no well-defined strategy for professional content
management, which does not allow for transparent and democratic communication |
en_US |