Abstract:
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre o uso dos media sociais na administração pública
moçambicana, com destaque para a fanpage do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior no Facebook. A mesma parte do pressuposto de que nas mudanças introduzidas em
Moçambique pelo Programa de Reforma do Sector Público observam-se acções e intenções
visando o aperfeiçoamento das relações entre o poder público e os cidadãos. Um dos pontos vitais
dessa relação envolve a comunicação entre as partes, seja para o sector público informar sobre
acções desenvolvidas e prestar contas à população, seja para o cidadão reclamar ou pedir
esclarecimentos à luz da Lei n° 34/2014, de 31 de dezembro, Lei do Direito à Informação. Assim, a
pesquisa busca perceber em que medida a fanpage do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior está sendo utilizado como ferramenta para informação e criação de espaços digitais de
interacção com o cidadão. A pesquisa de campo realizada, permite concluir que a necessidade de
controlo do fluxo da informação faz com que a fanpage do MCTES seja incapaz de servir de
ferramenta para informação e criação de espaços digitais de interacção com o cidadão. Associada a
necessidade de controlo do fluxo de informação, denota-se um fraco investimento na formação e
capacitação do capital humano em matéria de comunicação pública e a Lei do Direito à
Informação. Não existe uma estratégia bem definida para a gestão profissional de conteúdos, o que
não permite uma comunicação transparente e democrática