Abstract:
Se a educação de forma geral constitui um dos pilares importante para o
desenvolvimento sustentável de qualquer nação, ao ensino superior cabe ainda
uma grande responsabilidade pelas saídas profissionais de qualidade que dela
depende.
O financiamento é uma das bases para qualquer tipo de instituição poder
alcançar os seus objetivos e as instituições de ensino superior não são uma exceção.
O financiamento constitui um dos mecanismos importante na definição dos
resultados do ensino superior como uma organização com as suas peculiaridades e
responsabilidade no âmbito social para responder as dimensões relacionadas com
a qualidade, eficiência, acesso, equidade e capacidade de resposta do próprio
sistema de ensino.
No entanto apesar de toda essa importância em torno do financiamento para
o alcance dos objectivos que se esperam no sector do ensino superior, para
Hauptman (2007, p. 82),
“ironicamente, embora as questões de financiamento sejam muitas vezes um
tema muito discutido, a quantidade de pesquisa académica escrita sobre o assunto
é bastante modesta. Parece ser muito mais frequente objeto de pesquisa
académica no ensino superior outros tópicos, como manter a qualidade, proteger a
liberdade académica e fortalecer a governança, do que as questões financeiras”.
Segundo o relatório sobre as estratégias de reforma do financiamento do
ensino superior em Moçambique, refletir sobre as questões relacionadas com o
financiamento do ensino superior para o país é uma forma de governo
moçambicano capitalizar a sua janela demográfica de oportunidade e o crescente
fluxo de investimento externo. Na medida em que as reflexões sobre o
financiamento do ensino superior irão fornecer parte da solução para o
desenvolvimento dos recursos humanos moçambicanos, para a sua economia e o
bem-estar da sua sociedade (Fonteyne & Jongbloed, 2018).
Os estudos mostram que as pesquisas na área de financiamento do ensino
superior ao nível global, principalmente relacionadas com a questão da partilha de
custos, são muito recentes. Segundo Cerdeira (2008), foi a partir do projeto
International Comparative Higher Education Finance and Accessibility Project-
ICHEFAP que durante 7 anos desde o ano 2000 ao ano 2007, liderado pelo
Professor Bruce Johnstone sobre financiamento da Fundação Ford, que muita
informação teórica nessa área foi organizada e difundida.
O trabalho que foi desenvolvido pelo ICHEFAP (2007), sendo uma fonte
mundial de informações teóricas e descritivas sobre políticas comparativas
internacionais de ensino e assistência financeira, com trabalhos mais do que
teóricos, estudos sobre financiamento e partilha de custos no ensino superior de
vários países. As pesquisas desenvolvidas contaram com a participação de vários
Nota Introdutória | 17académicos e estudantes de pós-graduação (mestrados e doutoramentos) e
investigadores de centros de estudos oriundos de vários países que possibilitaram
a produção de informação significativa internacional comparativo do ensino
superior e das políticas de assistência financeira.