DSpace Repository

Processo do ensino-aprendizagem do futebol nos infantis, através do jogo na Escola de Futebol Benfica de Maputo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Marcelo, Rolando Castro
dc.contributor.author Macamo, Uanicela Luís
dc.date.accessioned 2024-12-02T10:04:33Z
dc.date.issued 2022-11-01
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1160
dc.description.abstract O ensino-aprendizagem do futebol, com o passar dos anos, os seus processos foram aperfeiçoados para as diferentes idades de seus praticantes, com os avanços da ciência, as teorias contemporâneas do uso do jogo na formação desportiva em especial o futebol moderno, foram ganhando espaço face às teorias tradicionais. Assim sendo, a presente pesquisa objectivou-se o seguinte: Elaborar jogos didácticos através de colaboração-oposição para o processo de ensino-aprendizagem do futebol em idades 7/8 anos na escola de futebol Benfica de Maputo. A metodologia empregada no trabalho foi a mostragem simples, onde participaram no total de 3 treinadores. Um instrumento de avaliação das habilidades técnicas, MOR & CRISTIANS, as técnicas e os instrumentos para recolha de dados, foram observação indirecta, questionário, método teórico, o método histórico-lógico, método de cálculo de percentagem e método empírico. A pesquisa foi descritiva-exploratória e qualitativa. Contudo o estudo teve uma duração de 6 meses, numa frequência de 5 vezes por semana, o que corresponde a 12 0 dias. Entretanto, perante toda a informação recolhida, quer da literatura, contacto com os treinadores, reflexões pessoais ou da experiência prática adquirida, chegou se conclusão que, a fragmentação do jogo de futebol (jogos reduzidos) no processo do ensino e aprendizagem é um modelo moderno e que se adequa na exigências do futebol contemporâneo e também na no desenvolvimento, físico e social da crianças Contudo na Escola Benfica de Maputo, o processo de ensino-aprendizagem para crianças de 7 á 8 anos de idade, é baseada na fragmentação do jogo, (jogos reduzidos) en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Ensino de futebol en_US
dc.subject sport en_US
dc.subject Desporto en_US
dc.subject Jogo reduzido en_US
dc.subject Football teaching en_US
dc.subject Small game en_US
dc.subject Sport en_US
dc.subject Teaching-learning process en_US
dc.title Processo do ensino-aprendizagem do futebol nos infantis, através do jogo na Escola de Futebol Benfica de Maputo en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2024-11-27
dc.description.resumo The teaching-learning of football, over the years, its processes have been perfected for the different ages of its practitioners, with the advances of science, contemporary theories of the use of the game in sports training, especially modern football, have been gaining ground. space in the face of traditional theories. Therefore, the present research aimed to: Design didactic games through collaboration-opposition for the teaching-learning process of football at ages 7/8 years old at the Benfica football school in Maputo. The methodology used was: in the sample, it was based on simple sampling, where a total of 3 coaches participated. An instrument to assess technical skills, MOR & CRISTIANS, the techniques and instruments for data collection, was indirect observation, questionnaire, theoretical method, historical-logical method, percentage calculation method and empirical method. The research is descriptive- exploratory and qualitative. However, the study lasted 6 months, with a frequency of 5 times a week, which corresponds to 120 days. However, given all the information collected, whether from the literature, contact with coaches, personal reflections or practical experience, it was concluded that the fragmentation of the football game (small games) in the teaching and learning process is a modern model. and that suits the demands of contemporary football and also the physical and social development of children However, at Escola Benfica de Maputo, the teaching-learning process for children from 7 to 8 years old is based on the fragmentation of the game (reduced games) en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account