dc.contributor.advisor |
Marcelo, Rolando Castro |
|
dc.contributor.author |
Macamo, Uanicela Luís |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-02T10:04:33Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1160 |
|
dc.description.abstract |
O ensino-aprendizagem do futebol, com o passar dos anos, os seus processos foram
aperfeiçoados para as diferentes idades de seus praticantes, com os avanços da
ciência, as teorias contemporâneas do uso do jogo na formação desportiva em
especial o futebol moderno, foram ganhando espaço face às teorias tradicionais.
Assim sendo, a presente pesquisa objectivou-se o seguinte: Elaborar jogos didácticos
através de colaboração-oposição para o processo de ensino-aprendizagem do futebol
em idades 7/8 anos na escola de futebol Benfica de Maputo. A metodologia
empregada no trabalho foi a mostragem simples, onde participaram no total de 3
treinadores. Um instrumento de avaliação das habilidades técnicas, MOR &
CRISTIANS, as técnicas e os instrumentos para recolha de dados, foram observação
indirecta, questionário, método teórico, o método histórico-lógico, método de cálculo
de percentagem e método empírico. A pesquisa foi descritiva-exploratória e
qualitativa. Contudo o estudo teve uma duração de 6 meses, numa frequência de 5
vezes por semana, o que corresponde a 12 0 dias. Entretanto, perante toda a
informação recolhida, quer da literatura, contacto com os treinadores, reflexões
pessoais ou da experiência prática adquirida, chegou se conclusão que, a
fragmentação do jogo de futebol (jogos reduzidos) no processo do ensino e
aprendizagem é um modelo moderno e que se adequa na exigências do futebol
contemporâneo e também na no desenvolvimento, físico e social da crianças
Contudo na Escola Benfica de Maputo, o processo de ensino-aprendizagem para
crianças de 7 á 8 anos de idade, é baseada na fragmentação do jogo, (jogos
reduzidos) |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Ensino de futebol |
en_US |
dc.subject |
sport |
en_US |
dc.subject |
Desporto |
en_US |
dc.subject |
Jogo reduzido |
en_US |
dc.subject |
Football teaching |
en_US |
dc.subject |
Small game |
en_US |
dc.subject |
Sport |
en_US |
dc.subject |
Teaching-learning process |
en_US |
dc.title |
Processo do ensino-aprendizagem do futebol nos infantis, através do jogo na Escola de Futebol Benfica de Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-11-27 |
|
dc.description.resumo |
The teaching-learning of football, over the years, its processes have been perfected
for the different ages of its practitioners, with the advances of science, contemporary
theories of the use of the game in sports training, especially modern football, have
been gaining ground. space in the face of traditional theories. Therefore, the present
research aimed to: Design didactic games through collaboration-opposition for the
teaching-learning process of football at ages 7/8 years old at the Benfica football
school in Maputo. The methodology used was: in the sample, it was based on simple
sampling, where a total of 3 coaches participated. An instrument to assess technical
skills, MOR & CRISTIANS, the techniques and instruments for data collection, was
indirect observation, questionnaire, theoretical method, historical-logical method,
percentage calculation method and empirical method. The research is descriptive-
exploratory and qualitative. However, the study lasted 6 months, with a frequency of
5 times a week, which corresponds to 120 days. However, given all the information
collected, whether from the literature, contact with coaches, personal reflections or
practical experience, it was concluded that the fragmentation of the football game
(small games) in the teaching and learning process is a modern model. and that suits
the demands of contemporary football and also the physical and social development
of children However, at Escola Benfica de Maputo, the teaching-learning process for
children from 7 to 8 years old is based on the fragmentation of the game (reduced
games) |
en_US |