Abstract:
O ensino-aprendizagem do futebol, com o passar dos anos, os seus processos foram
aperfeiçoados para as diferentes idades de seus praticantes, com os avanços da
ciência, as teorias contemporâneas do uso do jogo na formação desportiva em
especial o futebol moderno, foram ganhando espaço face às teorias tradicionais.
Assim sendo, a presente pesquisa objectivou-se o seguinte: Elaborar jogos didácticos
através de colaboração-oposição para o processo de ensino-aprendizagem do futebol
em idades 7/8 anos na escola de futebol Benfica de Maputo. A metodologia
empregada no trabalho foi a mostragem simples, onde participaram no total de 3
treinadores. Um instrumento de avaliação das habilidades técnicas, MOR &
CRISTIANS, as técnicas e os instrumentos para recolha de dados, foram observação
indirecta, questionário, método teórico, o método histórico-lógico, método de cálculo
de percentagem e método empírico. A pesquisa foi descritiva-exploratória e
qualitativa. Contudo o estudo teve uma duração de 6 meses, numa frequência de 5
vezes por semana, o que corresponde a 12 0 dias. Entretanto, perante toda a
informação recolhida, quer da literatura, contacto com os treinadores, reflexões
pessoais ou da experiência prática adquirida, chegou se conclusão que, a
fragmentação do jogo de futebol (jogos reduzidos) no processo do ensino e
aprendizagem é um modelo moderno e que se adequa na exigências do futebol
contemporâneo e também na no desenvolvimento, físico e social da crianças
Contudo na Escola Benfica de Maputo, o processo de ensino-aprendizagem para
crianças de 7 á 8 anos de idade, é baseada na fragmentação do jogo, (jogos
reduzidos)