dc.contributor.advisor |
León, Alexis García Ponce de |
|
dc.contributor.author |
Inácio, Amílcar da Conceição |
|
dc.date.accessioned |
2024-12-02T10:02:34Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1157 |
|
dc.description.abstract |
O basquetebol é um desporto colectivo que se caracteriza pelas suas rápidas
transições entre ataque e defesa, onde devem ser adquiridas uma série de
competências com um nível de concretização e inter-relação de competências
(técnicas de acordo com a sua idade) em função das situações de eliminação
vivenciadas pelas crianças em situações da vida real. O objectivo desta investigação
é desenvolver um programa de ensino-aprendizagem dos fundamentos técnicos do
basquetebol para iniciantes federados da cidade de Maputo para idades
compreendidas entre os 12 e os 14 anos. O estudo teve duração de 9 meses,
frequentemente três vezes por semana, utilizando metodologia aberta que incluiu a
aprendizagem colaborativa de inteiração coletiva com o uso de tecnologias de ciência
da informação, consistindo em uma amostra de 60 sujeitos com 13 anos de idade,
altura (1,55) e 55 kg. peso médio. Os resultados do diagnóstico realizado mostraram
que os conteúdos tratados não abrangem com a profundidade necessária, aspectos
importantes como: o ensino da técnica como preparação para o ensino da tática, a
apropriação dos conceitos de jogo e não se distingue uma lógica de ordem, nas
tarefas a serem tratadas em cada fase. Os resultados obtidos pelos instrumentos
obtiveram excelente consistência interna e confiabilidade por parte dos expertos.
Mostra que o treinamento aliado ao uso de metodologia aberta fornece informações
importantes no processo de ensino-aprendizagem na apropriação pelas crianças na
iniciação dos fundamentos técnicos do basquetebol |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Basquetebol |
en_US |
dc.subject |
Fundamentos técnicos |
en_US |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Teaching-learning process |
en_US |
dc.subject |
Technical foundations |
en_US |
dc.title |
Programa de ensino-aprendizagem de fundamentos técnicos de basquetebol para iniciados federados dos Clubes da cidade de Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-11-27 |
|
dc.description.resumo |
Basketball is a team sport that is characterized by its rapid transitions between attack
and defense, where a series of skills must be acquired with a level of concretization
and interrelation of skills (technical according to their age) in function of the situations
of experienced shedding for children in real-life situations. The objective of this
research is to develop a teaching-learning program for the technical foundations of
basketball for beginners federated in the city of Maputo for ages between 12 and 14.
The study lasted 8 months, frequently three times a week using open methodology
that included collaborative learning of collective parenting with the use of information
science technologies, consisting of a sample of 60 subjects aged 13 years, a height
of (1.55), and 50 kg average weight. The results of the diagnosis carried out showed
that the contents treated do not cover with the necessary depth, important aspects
such as: the teaching of technique as preparation for the teaching of tactics, the
appropriation of game concepts and no order is distinguished. logic of the tasks to be
treated in each phase. The results obtained by the instruments obtained excellent
internal consistency and reliability from the experts. It shows that the training together
with the use of open methodology provides important information in the teaching-
learning process in appropriation by children in the initiation of the technical
fundamentals of basketball |
en_US |