Abstract:
O basquetebol é um desporto colectivo que se caracteriza pelas suas rápidas
transições entre ataque e defesa, onde devem ser adquiridas uma série de
competências com um nível de concretização e inter-relação de competências
(técnicas de acordo com a sua idade) em função das situações de eliminação
vivenciadas pelas crianças em situações da vida real. O objectivo desta investigação
é desenvolver um programa de ensino-aprendizagem dos fundamentos técnicos do
basquetebol para iniciantes federados da cidade de Maputo para idades
compreendidas entre os 12 e os 14 anos. O estudo teve duração de 9 meses,
frequentemente três vezes por semana, utilizando metodologia aberta que incluiu a
aprendizagem colaborativa de inteiração coletiva com o uso de tecnologias de ciência
da informação, consistindo em uma amostra de 60 sujeitos com 13 anos de idade,
altura (1,55) e 55 kg. peso médio. Os resultados do diagnóstico realizado mostraram
que os conteúdos tratados não abrangem com a profundidade necessária, aspectos
importantes como: o ensino da técnica como preparação para o ensino da tática, a
apropriação dos conceitos de jogo e não se distingue uma lógica de ordem, nas
tarefas a serem tratadas em cada fase. Os resultados obtidos pelos instrumentos
obtiveram excelente consistência interna e confiabilidade por parte dos expertos.
Mostra que o treinamento aliado ao uso de metodologia aberta fornece informações
importantes no processo de ensino-aprendizagem na apropriação pelas crianças na
iniciação dos fundamentos técnicos do basquetebol