dc.contributor.advisor |
Bauaze, Evangelina Namburete |
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dc.contributor.advisor |
Rosales, Elder Lorenzo |
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dc.contributor.author |
Buque, Helena Agostinho |
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dc.date.accessioned |
2024-12-02T09:57:28Z |
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dc.date.available |
2024-12-02T09:57:28Z |
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dc.date.issued |
2024-08 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1153 |
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dc.description.abstract |
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma emergência cerebrovascular que
representa uma das principais causas de mortalidade e incapacidade em todo o mundo. Apesar
de sua relevância clínica, o Hospital Central de Maputo carece de um serviço especializado
para o atendimento de pacientes com AVC, o que resulta em atraso no diagnóstico e manejo
adequado dos casos. Objectivo: este estudo teve com objetivo descrever o circuito de
atendimento intra-hospitalar actual, avaliar o tempo médio de espera para internamento e
realização de exames diagnósticos do paciente com AVC após a admissão, e por fim propor
um fluxograma de atendimento dos pacientes com AVC a ser usado no serviço de urgências
do HCM seguindo as recomendações da Organização Mundial do AVC. Metodologia: Foi
realizada uma pesquisa quantitativa mista, que incluiu análise de dados retrospectivos de forma
transversal. Foi feita revisão dos processos clínicos e aplicado um inquérito aos profissionais
de saúde que atendem pacientes com AVC no serviço de urgência do HCM. Resultados:
Observou-se a ausência de um circuito especializado para atendimento aos pacientes com AVC
no HCM. Além disso, o tempo médio de espera de um paciente admitido com AVC foi de 9
horas no serviço de urgência, e o tempo de realização de exames diagnósticos após admissão
do paciente variou de 3 a 5 horas. Conclusão: Não existe um circuito especializado para
atendimento aos pacientes com AVC no serviço de urgência do HCM fato que implica um
atraso considerável na confirmação do diagnóstico de AVC por imagem e na realização dos
exames laboratoriais aos paciente com AVC após admissão. Consequentemente, prejudica se
o manejo atempado dos casos. Benefício: Este estudo traz uma proposta clara e realística de
criação de uma "via verde" de AVC no HCM, que garantirá um encaminhamento rápido e
prioritário dos pacientes com AVC, bem como a implementação de uma unidade especializada
em AVC para um cuidado multidisciplinar e integrado que, com a sua implementação, espera
se contribuir para reduzir o atraso no tratamento, contribuindo assim para a desfecho favorável
e funcional dos pacientes de forma a contribuir para reduzir o peso do AVC sobre o sistema
nacional de saúde e sociedade. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Acidente vascular cerebral |
en_US |
dc.subject |
Serviço de urgência do HCM |
en_US |
dc.subject |
Fluxograma de atendimento |
en_US |
dc.subject |
Circuito intra-hospitalar |
en_US |
dc.subject |
Specialized stroke Pathway |
en_US |
dc.title |
Circuito intra-hospitalar dos doentes com acidente vascular cerebral - AVC e proposta de fluxograma de atendimento, no serviço de urgência do Hospital Central de Maputo, Moçambique |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
Introduction: Stroke is a cerebrovascular emergency that represents one of the leading causes
of mortality and disability worldwide. Despite its clinical significance, the Central Hospital of
Maputo lacks a specialized service for stroke patient care, resulting in delays in diagnosis and
proper management of cases. Objective: This study aimed to describe the current in-hospital
care pathway, assess the average waiting time for admission and diagnostic tests for stroke
patients after admission, and finally propose a care flowchart for stroke patients to be used in
the HCM emergency service following the recommendations of the World Stroke
Organization. Methodology: A mixed quantitative research was conducted, including
retrospective data analysis in a cross-sectional manner. A review of clinical records was
performed, and a survey was administered to healthcare professionals attending stroke patients
in the HCM emergency department. Results: The absence of a specialized care pathway for
stroke patients at HCM was observed. Additionally, the average waiting time for a patient
admitted with a stroke was 9 hours in the emergency service, and the time for conducting
diagnostic tests after patient admission ranged from 3 to 5 hours. Conclusion: There is no
specialized care pathway for stroke patients in the HCM emergency service, resulting in a
considerable delay in confirming the stroke diagnosis through imaging and conducting
laboratory tests for stroke patients after admission. Consequently, this hinders the timely
management of cases. Benefit: This study presents a clear and realistic proposal for creating a
"stroke green pathway" at HCM, which will ensure rapid and priority referral of stroke patients,
as well as the implementation of a specialized stroke unit for multidisciplinary and integrated
care. With its implementation, it is expected to contribute to reducing treatment delays, thereby
improving the favourable and functional outcomes of patients, and ultimately reducing the
stroke burden on the national health system and society |
en_US |