dc.contributor.advisor |
Mulenga, Alberto Chicafo |
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dc.contributor.advisor |
Gomes, Nuno Miguel Martins |
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dc.contributor.author |
Martinho, Paulo Jorge |
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dc.date.accessioned |
2024-10-17T09:07:51Z |
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dc.date.issued |
2024-05-02 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1129 |
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dc.description.abstract |
O Porto de Maputo diariamente recebe várias embarcações que garantem a importação e exportação
de equipamentos, combustíveis e diversos bens. A segurança na navegabilidade marítima, é
influenciada pelo nível de sedimentos concentrados no canal, dificultando a navegabilidade das
embarcações. Este problema ocorre em quase todos os portos no mundo e o Porto de Maputo não é
excepção. Um dos procedimentos utilizados para ultrapassar esta situação, é realizar dragagens
programadas, suportada em dados espaciais obtidos através de levantamentos batimétricos. O
objectivo deste estudo é analisar o impacto do assoreamento no canal de acesso ao Porto de Maputo,
e para tal, foram usados 5 levantamentos batimétricos realizados nos anos de 2019 (1), 2020 (1), 2022
(1) e 2023 (2). Para a análise, foi aplicado o método de intersecção de modelos de superfície para
calcular o volume dragado, a taxa de assoreamento e a variação altimétrica do sedimento. De acordo
com os resultados obtidos, houve uma redução de volume dragado em cerca de 50% de 2019 para
2022 e de 25% de 2022 para 2023. Em relação à taxa de assoreamento, de 2022 a 2023 houve uma
redução de cerca de 48%. Foram produzidos dois mapas temáticos, um com as áreas assoreadas em
2022 e 2023 e o outro com os factores naturais que influenciam no aumento do assoreamento. Os
levantamentos batimétricos, mostraram que o padrão de deposição dos sedimentos é quase idêntico
para os anos de 2019, 2020, 2022 e 2023 nos canais da Matola, Katembe, Xefina e Norte, excepto o
da Polana que apresentou maior volume de assoreamento. Para um controlo contínuo do canal de
acesso ao Porto de Maputo, recomenda-se fazer a monitorização contínua do canal e realização de
dragagens de manutenção periódicas. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Assoreamento |
en_US |
dc.subject |
Dragagem |
en_US |
dc.subject |
Levantamento batimétrico |
en_US |
dc.subject |
Porto de Maputo |
en_US |
dc.title |
Análise do impacto do assoreamento no canal de acesso ao Porto de Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-10-02 |
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dc.description.resumo |
Maputo Port receives daily several vessels that guarantee the import and export of equipment, fuel,
and other goods. Safety in maritime navigability is influenced by the level of sediment concentrated
in the channel, this makes navigating increasingly difficult. This problem occurs in almost all ports
in the world and Maputo Port is no exception. One of the procedures used to overcome this situation
is to carry out scheduled dredging, supported by spatial data obtained through bathymetric surveys.
Therefore, this study aims to analyse the impact of siltation in the Maputo Port access channel,
through five bathymetric surveys conducted in 2019 (1), 2020 (1), 2022 (1) and 2023 (2). For the
analysis, an intersection surface model method was used to calculate the dredged volume, siltation
rate and altimetric variation of the sediment. It was found that a reduction in dredged volume of
around 50% had occurred between 2019 and 2022, as well as a reduction of 25% between 2022 and
2023. Additionally, a reduction of 48% in the siltation rate was found between 2022 and 2023. Two
thematic maps were produced, one displaying areas silted in 2022 and 2023, and one showcasing
natural factor influencing the increased siltation. Bathymetric surveys showed that the pattern of
sediment deposition is almost identical for the years 2019, 2020, 2022 and 2023 in Matola, Katembe,
Xefina and North channel, except for Polana, which showed a greater siltation volume. For
continuous control of the Maputo Port access channel, it is recommended to continuously monitor
the channel and carry out periodic maintenance dredging. |
en_US |