DSpace Repository

Implicações educacionais da violência baseada no género nas escolas e estratégias de enfrentamento: estudo de caso em duas escolas do ensino secundário geral, na cidade de Maputo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Guambe, Augusto Joaquim
dc.contributor.author Xerinda, Jacob Eduardo
dc.date.accessioned 2024-10-17T08:04:10Z
dc.date.issued 2024-10-17
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1127
dc.description.abstract O objectivo do estudo é analisar as implicações educacionais da violência baseada no género nas escolas e estratégias de enfrentamento. A metodologia adoptada é de natureza aplicada e uma abordagem qualitativa com o cunho de estudo de caso para permitir a descrição e interpretação profunda do fenómeno. A amostra é por conveniência, e foram seleccionados 20 participantes, sendo 10 alunos e 10 professores, de género masculino e feminino. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada, a observação e análise documental. O exame do material empírico foi realizado com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados de estudo revelaram que, os principais tipos de violência praticados nas duas escolas são: violência física (agressões físicas, arranhões, tapas, empurrões), violência psicológica (ofensas, humilhação, insultos e ameaças), violência sexual (assédio sexual) e violência simbólica (recusa de professores em darem explicações suficientes aos alunos de ambos géneros). As meninas é que sofrem mais a violência baseada no género na escola por serem associadas aos seguintes aspectos: vaidade, exposição do corpo, uso de saias curtas, má postura em sala de aula, assédio sexual de professores e alunos, medo de denunciar o assediador, o elo mais fraco, incapazes e machismo. Os (as) alunos (as) e professores (as) atribuem os factores da violência, especialmente, o consumo de álcool e drogas, a falta do acompanhamento dos pais e mães, as rivalidades relacionadas aos namorados, a falta de entendimento e respeito mútuo, as disparidades socioeconômicas, agressividade dos professores, o gozo da juventude, a separação ou divórcio dos pais, desestruturação familiar, a falta de estabelecimento de limites e a influência de más amizades na conduta. As implicações educativas caracterizam-se pelo baixo aproveitamento, abandono da escola, perda de interesse de estudar, traumas por parte de aluno (a), isolamento social, bulling, sentimentos de medo, vergonha, insegurança e baixa autoestima e; As estratégias de enfrentamento são o diálogo, a organização das palestras, a coordenação entre os pais/encarregados de educação, professores e alunos, a remoção das barracas nos arredores das escolas, programa eficaz de protecção as vítima e testemunhas de violência nas escolas, a revitalização do policiamento comunitário, planificação de currículos que abordam temas sobre a violência e adopção de políticas públicas participativas, olhando a realidade Moçambicana. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Violência baseada no género en_US
dc.subject Violência na escola en_US
dc.subject Implicações educacionais en_US
dc.subject Estratégias de enfrentamento en_US
dc.subject Educação en_US
dc.subject Gender-based violence en_US
dc.subject Violence at school en_US
dc.subject Educational implications en_US
dc.subject Coping strategies en_US
dc.title Implicações educacionais da violência baseada no género nas escolas e estratégias de enfrentamento: estudo de caso em duas escolas do ensino secundário geral, na cidade de Maputo en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2024-09-02
dc.description.resumo The study deals with the educational implications of gender-based violence in schools and coping strategies. It aims to analyze the educational implications of gender-based violence in schools. The methodology adopted is of an applied nature and a qualitative approach with the nature of case study to allow the in-depth description and interpretation of the phenomenon. The sample is for convenience, and 20 participants were selected, 10 students and 10 teachers, male and female. The data collection instruments were semi-structured interviews, observation and document analysis. The examination of the empirical material was carried out based on Bardin's Content Analysis technique (2011). The study results revealed that the main types of violence practiced in the two schools are: physical violence (physical attacks, scratches, slaps, pushes), psychological violence (offenses, humiliation, insults and threats), sexual violence (sexual harassment) and symbolic violence (refusal of teachers to give sufficient explanations to students of both genders). Girls are the ones who suffer most from gender-based violence at school because they are associated with the following aspects: vanity, body exposure, wearing short skirts, poor posture in the classroom, sexual harassment of teachers and students, fear of reporting the harasser, the weakest link, incapable and machismo. Students and teachers attribute the factors of violence, especially the consumption of alcohol and drugs, lack of support from fathers and mothers, rivalries related to boyfriends and girlfriends, lack of understanding and mutual respect, socioeconomic disparities, aggressiveness of teachers, the enjoyment of youth, the separation or divorce of parents, family breakdown, the lack of establishing limits and the influence of bad friendships on behavior. The educational implications are characterized by low performance, dropping out of school, loss of interest in studying, trauma on the part of the student, social isolation, bullying, feelings of fear, shame, insecurity and low self-esteem and; Coping strategies are dialogue, the organization of lectures, coordination between parents/guardians, teachers and students, the removal of tents around schools, effective protection program for victims and witnesses of violence in schools, the revitalization of community policing, planning of curricula that address issues on violence and the adoption of participatory public policies, looking at Mozambican reality. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account