dc.contributor.advisor |
Zavale, Hélder |
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dc.contributor.author |
Fafetine, Tânia Cristina |
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dc.date.accessioned |
2024-09-24T09:26:33Z |
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dc.date.issued |
2024-06-01 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1126 |
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dc.description.abstract |
A cultura de milho é considerada uma das mais importantes a nível nacional, na
perspectiva de produção, consumo e segurança alimentar. Embora a produção de milho,
a nível nacional, esteja a aumentar significativamente nos últimos anos, continua sendo
essencialmente de subsistência, com níveis baixos de comercialização. Alguns
pesquisadores procuram explicar os factores que influenciam as decisões dos pequenos
agricultores de produzir excedentes comercializáveis. Determinados estudos indicam
que a afiliação a associações agrárias (AA) tem um impacto sobre estes excedentes. No
entanto, os resultados destas pesquisas sobre o impacto das contribuições das AA na
participação dos pequenos agricultores no mercado são mistos e divergentes. Este
estudo tem como objectivo identificar os factores que influenciam a afiliação dos
agricultores nas AA e analisar o seu impacto na comercialização do milho no país. Para
alcançar estes objectivos estimou-se o modelo de regressão com mudança endógena
(MRME) e foram usados dados seccionais extraídos do IAI, realizado em 2017, pelo
Ministério de Agricultura e Segurança Alimentar. Os resultados indicam que a
probabilidade de participação dos agricultores nas AA é influenciada pela posse de
activos de transporte, força de trabalho, uso de irrigação, acesso a informação sobre
preços e o conhecimento da lei de terra. Os resultados do modelo confirmam ainda, que
os associados têm um nível de comercialização melhor (0.01) do que teriam se não
fossem associados e os não associados teriam um nível de comercialização ainda melhor
(0.05) se estivessem afiliados às associações agrárias. Isto sugere que as AA são
fundamentais na melhoria da participação dos agricultores na comercialização de milho.
Assim, recomenda-se que sejam implementadas políticas destinadas a fortalecer as AA
existentes e promover o estabelecimento de associações adicionais, que passam por
garantir o acesso a melhores activos produtivos e de transporte, formação do capital
humano e acesso a informações do mercado. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Cultura de milho |
en_US |
dc.subject |
Comercialização de milho |
en_US |
dc.subject |
Associações agrárias |
en_US |
dc.subject |
Pequenos agricultores |
en_US |
dc.subject |
Moçambique |
en_US |
dc.title |
Influência das Associações agrárias na comercialização de milho em Moçambique |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-09-24 |
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dc.description.resumo |
The corn crop is considered one of the most important at national level, from the
perspective of production, consumption and food security. Although corn production at
national level has increased significantly in recent years, it remains essentially
subsistence, with low levels of commercialization. Some researchers seek to explain the
factors that influence small farmers' decisions to produce marketable surpluses. Some
studies indicate that membership in agricultural associations (AA) has an impact on
these surpluses. However, the results of these research on the impact of AA
contributions on smallholder market participation are mixed and divergent. This study
aims to determine the factors that influence farmers' affiliation with AA and analyse
their impact on the commercialization of maize in the country. To achieve these
objectives, endogenous switching regression (MRME) was estimated and cross-
sectional data extracted from the IAI carried out in 2017 by the Ministry of Agriculture
and Food Security were used. The results indicate that the probability of farmers'
participation in AA is influenced by the ownership of transport assets, the workforce,
the use of irrigation, access to price information and knowledge of land law. The results
of the model also confirm that members have a better level of commercialization (0.01)
than they would have if they were not members and non-members would have an even
better level of commercialization (0.05) if they were affiliated with agricultural
associations. This suggests that agrarian associations are fundamental in improving
farmers' participation in corn marketing. It is therefore recommended that policies be
implemented to strengthen existing agrarian associations and promote the establishment
of additional associations, which include ensuring access to better productive and
transport assets, training human capital and access to market information. |
en_US |