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Influência das Associações agrárias na comercialização de milho em Moçambique

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dc.contributor.advisor Zavale, Hélder
dc.contributor.author Fafetine, Tânia Cristina
dc.date.accessioned 2024-09-24T09:26:33Z
dc.date.issued 2024-06-01
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1126
dc.description.abstract A cultura de milho é considerada uma das mais importantes a nível nacional, na perspectiva de produção, consumo e segurança alimentar. Embora a produção de milho, a nível nacional, esteja a aumentar significativamente nos últimos anos, continua sendo essencialmente de subsistência, com níveis baixos de comercialização. Alguns pesquisadores procuram explicar os factores que influenciam as decisões dos pequenos agricultores de produzir excedentes comercializáveis. Determinados estudos indicam que a afiliação a associações agrárias (AA) tem um impacto sobre estes excedentes. No entanto, os resultados destas pesquisas sobre o impacto das contribuições das AA na participação dos pequenos agricultores no mercado são mistos e divergentes. Este estudo tem como objectivo identificar os factores que influenciam a afiliação dos agricultores nas AA e analisar o seu impacto na comercialização do milho no país. Para alcançar estes objectivos estimou-se o modelo de regressão com mudança endógena (MRME) e foram usados dados seccionais extraídos do IAI, realizado em 2017, pelo Ministério de Agricultura e Segurança Alimentar. Os resultados indicam que a probabilidade de participação dos agricultores nas AA é influenciada pela posse de activos de transporte, força de trabalho, uso de irrigação, acesso a informação sobre preços e o conhecimento da lei de terra. Os resultados do modelo confirmam ainda, que os associados têm um nível de comercialização melhor (0.01) do que teriam se não fossem associados e os não associados teriam um nível de comercialização ainda melhor (0.05) se estivessem afiliados às associações agrárias. Isto sugere que as AA são fundamentais na melhoria da participação dos agricultores na comercialização de milho. Assim, recomenda-se que sejam implementadas políticas destinadas a fortalecer as AA existentes e promover o estabelecimento de associações adicionais, que passam por garantir o acesso a melhores activos produtivos e de transporte, formação do capital humano e acesso a informações do mercado. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Cultura de milho en_US
dc.subject Comercialização de milho en_US
dc.subject Associações agrárias en_US
dc.subject Pequenos agricultores en_US
dc.subject Moçambique en_US
dc.title Influência das Associações agrárias na comercialização de milho em Moçambique en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2024-09-24
dc.description.resumo The corn crop is considered one of the most important at national level, from the perspective of production, consumption and food security. Although corn production at national level has increased significantly in recent years, it remains essentially subsistence, with low levels of commercialization. Some researchers seek to explain the factors that influence small farmers' decisions to produce marketable surpluses. Some studies indicate that membership in agricultural associations (AA) has an impact on these surpluses. However, the results of these research on the impact of AA contributions on smallholder market participation are mixed and divergent. This study aims to determine the factors that influence farmers' affiliation with AA and analyse their impact on the commercialization of maize in the country. To achieve these objectives, endogenous switching regression (MRME) was estimated and cross- sectional data extracted from the IAI carried out in 2017 by the Ministry of Agriculture and Food Security were used. The results indicate that the probability of farmers' participation in AA is influenced by the ownership of transport assets, the workforce, the use of irrigation, access to price information and knowledge of land law. The results of the model also confirm that members have a better level of commercialization (0.01) than they would have if they were not members and non-members would have an even better level of commercialization (0.05) if they were affiliated with agricultural associations. This suggests that agrarian associations are fundamental in improving farmers' participation in corn marketing. It is therefore recommended that policies be implemented to strengthen existing agrarian associations and promote the establishment of additional associations, which include ensuring access to better productive and transport assets, training human capital and access to market information. en_US


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