DSpace Repository

Desafios na formação de professores face as novas dinâmicas de ensino com tics em Moçambique: caso do Instituto de Formação De Professores de Chibututuine

Show simple item record

dc.contributor.advisor Nhavoto, José
dc.contributor.author Saíde, Pinto Sualehe Pedro
dc.date.accessioned 2024-09-24T07:31:33Z
dc.date.issued 2024-08-01
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1124
dc.description.abstract A pesquisa apresentada nesta dissertação versa sobre a formação de professores e busca olhar para novas dinâmicas de ensino com tecnologias de informação e comunicação em Moçambique. Este trabalho é justificado pela necessidade de entender o perfil dos professores face à evolução tecnológica bem como a penetração de tecnologias no seio do sistema educacional Nacional. O principal propósito deste trabalho é estudar a formação de Professores face as novas dinâmicas de ensino com Tecnologia de Informação e Comunicação no Instituto de Formação de Professores de Chibututuine. isto é, identificar e compreende os problemas e dificuldades que os professores enfrentam ao tentar integrar as TICs no processo educativo. Trata-se de um estudo de caso no Instituto de Formação de Professor de Chibututuine. O estudo usa uma abordagem qualitativa, é de natureza aplicada, quanto aos objetivos é exploratória. Para a colecta de dados foram usados observação indireta, entrevistas e questionários e para análise e interpretação dos dados foi utilizado os métodos Teoria de Actor-rede, fenomenológico e etnológico . Dos desafios na formação do professor no Instituto de Chibututuine destacam-se o acesso limitado às tecnologias; falta de habilidades digitais e desigualdade socioeconómica. Todavia, os resultados mostram que, os modelos tradicionais de ensino em Moçambique em parte, não têm respondido às exigências de uma sociedade em constante mudança. Neste contexto há necessidade de implementar tecnologias no processo de ensino e aprendizagem tendo em conta a realidade e justado as habilidades dos atores (formadores e formandos) envolvido no processo. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Formação de professores en_US
dc.subject Dinâmicas de ensino en_US
dc.subject TIC’s en_US
dc.subject Desafios do professor en_US
dc.subject Chibututuine en_US
dc.title Desafios na formação de professores face as novas dinâmicas de ensino com tics em Moçambique: caso do Instituto de Formação De Professores de Chibututuine en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2024-09-23
dc.description.resumo The research presented in this dissertation deals with teacher training and seeks to look at new teaching dynamics with information and communication technologies in Mozambique. This work is justified by the need to understand the profile of teachers in the face of technological evolution as well as the penetration of technologies within the national educational system. The main purpose of this work is to study teacher training in the face of new teaching dynamics with Information and Communication Technology at the Chibututuine Teacher Training Institute. That is, to identify and understand the problems and difficulties that teachers face when trying to integrate ICTs into the educational process. This is a case study at the Chibututuine Teacher Training Institute. The study uses a qualitative approach, is of an applied nature, and is exploratory in its objectives. Indirect observation, interviews and questionnaires were used to collect data, and the Actor-Network Theory, phenomenological and ethnological methods were used to analyze and interpret the data. Among the challenges in teacher training at the Chibututuine Institute, the following stand out: limited access to technologies; lack of digital skills and socioeconomic inequality. However, the results show that traditional teaching models in Mozambique have not responded to the demands of a constantly changing society. In this context, there is a need to implement technologies in the teaching and learning process, taking into account the reality and adjusting the skills of the actors (trainers and trainees) involved in the process. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account