dc.contributor.advisor |
Nhavoto, José |
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dc.contributor.author |
Saíde, Pinto Sualehe Pedro |
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dc.date.accessioned |
2024-09-24T07:31:33Z |
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dc.date.issued |
2024-08-01 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1124 |
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dc.description.abstract |
A pesquisa apresentada nesta dissertação versa sobre a formação de professores e busca olhar
para novas dinâmicas de ensino com tecnologias de informação e comunicação em
Moçambique. Este trabalho é justificado pela necessidade de entender o perfil dos professores
face à evolução tecnológica bem como a penetração de tecnologias no seio do sistema
educacional Nacional. O principal propósito deste trabalho é estudar a formação de Professores
face as novas dinâmicas de ensino com Tecnologia de Informação e Comunicação no Instituto
de Formação de Professores de Chibututuine. isto é, identificar e compreende os problemas e
dificuldades que os professores enfrentam ao tentar integrar as TICs no processo educativo.
Trata-se de um estudo de caso no Instituto de Formação de Professor de Chibututuine. O estudo
usa uma abordagem qualitativa, é de natureza aplicada, quanto aos objetivos é exploratória.
Para a colecta de dados foram usados observação indireta, entrevistas e questionários e para
análise e interpretação dos dados foi utilizado os métodos Teoria de Actor-rede,
fenomenológico e etnológico . Dos desafios na formação do professor no Instituto de
Chibututuine destacam-se o acesso limitado às tecnologias; falta de habilidades digitais e
desigualdade socioeconómica. Todavia, os resultados mostram que, os modelos tradicionais de
ensino em Moçambique em parte, não têm respondido às exigências de uma sociedade em
constante mudança. Neste contexto há necessidade de implementar tecnologias no processo de
ensino e aprendizagem tendo em conta a realidade e justado as habilidades dos atores
(formadores e formandos) envolvido no processo. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Formação de professores |
en_US |
dc.subject |
Dinâmicas de ensino |
en_US |
dc.subject |
TIC’s |
en_US |
dc.subject |
Desafios do professor |
en_US |
dc.subject |
Chibututuine |
en_US |
dc.title |
Desafios na formação de professores face as novas dinâmicas de ensino com tics em Moçambique: caso do Instituto de Formação De Professores de Chibututuine |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-09-23 |
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dc.description.resumo |
The research presented in this dissertation deals with teacher training and seeks to look at new
teaching dynamics with information and communication technologies in Mozambique. This
work is justified by the need to understand the profile of teachers in the face of technological
evolution as well as the penetration of technologies within the national educational system. The
main purpose of this work is to study teacher training in the face of new teaching dynamics
with Information and Communication Technology at the Chibututuine Teacher Training
Institute. That is, to identify and understand the problems and difficulties that teachers face
when trying to integrate ICTs into the educational process. This is a case study at the
Chibututuine Teacher Training Institute. The study uses a qualitative approach, is of an applied
nature, and is exploratory in its objectives. Indirect observation, interviews and questionnaires
were used to collect data, and the Actor-Network Theory, phenomenological and ethnological
methods were used to analyze and interpret the data. Among the challenges in teacher training
at the Chibututuine Institute, the following stand out: limited access to technologies; lack of
digital skills and socioeconomic inequality. However, the results show that traditional teaching
models in Mozambique have not responded to the demands of a constantly changing society.
In this context, there is a need to implement technologies in the teaching and learning process,
taking into account the reality and adjusting the skills of the actors (trainers and trainees)
involved in the process. |
en_US |