Abstract:
A pesquisa apresentada nesta dissertação versa sobre a formação de professores e busca olhar
para novas dinâmicas de ensino com tecnologias de informação e comunicação em
Moçambique. Este trabalho é justificado pela necessidade de entender o perfil dos professores
face à evolução tecnológica bem como a penetração de tecnologias no seio do sistema
educacional Nacional. O principal propósito deste trabalho é estudar a formação de Professores
face as novas dinâmicas de ensino com Tecnologia de Informação e Comunicação no Instituto
de Formação de Professores de Chibututuine. isto é, identificar e compreende os problemas e
dificuldades que os professores enfrentam ao tentar integrar as TICs no processo educativo.
Trata-se de um estudo de caso no Instituto de Formação de Professor de Chibututuine. O estudo
usa uma abordagem qualitativa, é de natureza aplicada, quanto aos objetivos é exploratória.
Para a colecta de dados foram usados observação indireta, entrevistas e questionários e para
análise e interpretação dos dados foi utilizado os métodos Teoria de Actor-rede,
fenomenológico e etnológico . Dos desafios na formação do professor no Instituto de
Chibututuine destacam-se o acesso limitado às tecnologias; falta de habilidades digitais e
desigualdade socioeconómica. Todavia, os resultados mostram que, os modelos tradicionais de
ensino em Moçambique em parte, não têm respondido às exigências de uma sociedade em
constante mudança. Neste contexto há necessidade de implementar tecnologias no processo de
ensino e aprendizagem tendo em conta a realidade e justado as habilidades dos atores
(formadores e formandos) envolvido no processo.