dc.contributor.advisor |
Martins, Emília |
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dc.contributor.author |
Matabel, Lúcia João |
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dc.date.accessioned |
2024-08-27T07:38:37Z |
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dc.date.available |
2024-08-27T07:38:37Z |
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dc.date.issued |
2024-05 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1097 |
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dc.description.abstract |
A presente dissertação aborda a questão da violência contra a mulher. A violência
contra a mulher constitui um problema de saúde pública. Ela tem implicações nas esferas
socioeconómicas, jurídica e da saúde, que influenciam negativamente na qualidade de vida das
suas vítimas. Assim, diversos países têm vindo a desenvolver e promulgar directrizes e protocolos
que visam mitigar os impactos negativos da violência contra a mulher, bem como para a remoção
de barreiras que impedem o efectivo e eficaz atendimento às mulheres em situação de violência.
No caso específico de Moçambique, foram criados “Centros de Atendimento Integrado á Vítimas
de Violência”. Objectivo: O propósito desta dissertação é avaliar a qualidade dos serviços na
óptica das mulheres atendidas nos Centro de Atendimento Integrado á vítimas de violência da
Cidade e Província de Maputo no segundo semestre de 2022. Métodos: foram entrevistadas 253
mulheres em situação de violência, onde foi utilizado o modelo Servperf para analisar a qualidade
dos serviços, os dados foram analisados através do SPSS versão 20. Fez-se uma análise descritiva
para se perceber a caracterização sociodemográfica e uma análise factorial para identificar as
estruturas das inter-correlações entre variáveis. Resultado: das 253 mulheres, 162 possuem o nível
de escolaridade secundário, sendo a maioria entre 25 e 35 anos de idade, com 45% trabalhadoras
domésticas e mais de 60% das mulheres sofreram violência por parceiro. Em relação as dimensões
da qualidade, verificou-se a dimensão com maior grau de satisfação a relacionada a Segurança
seguida de Capacidade de Resposta, sendo a dimensão percebida como a mais desfavorável a
Tangibilidade. Conclusão: A “Segurança” e a “Fiabilidade” desempenham um papel fundamental
na satisfação das inquiridas em relação aos serviços de atendimento integrado. No entanto, é
importante notar que muitas mulheres expressam menos satisfação com a disponibilidade de
equipamentos (“Tangibilidade”) e com a demonstração de “Empatia”. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Violência contra a mulher |
en_US |
dc.subject |
Atendimento Integrado |
en_US |
dc.subject |
Violence against women |
en_US |
dc.subject |
Integrated assistance |
en_US |
dc.title |
Avaliação da qualidade dos serviços de atendimento integrado às mulheres em situação de violência, na Cidade e Província de Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
This dissertation is about violence against women, which has been a public health
issue. Violence against women has socioeconomic, legal and health implications that influence
negatively the quality of life of its the victims. Thus, several countries, have been developing
guidelines and protocols aiming to mitigate its negative impacts, as well as removing the barriers
impeding the effective assistance of women subject to it. Aim: The purpose of this dissertation is
to evaluate, from the perspective of the beneficiaries, the quality of services delivered by the center
of integrated assistance to women victims of violence in Maputo city and Province, during the
second semester of the year 2022. Methods: There were interviewed 253 women under violence,
used the Servperf model to analyze the quality of services and SPSS version 20 for data analysis.
There was also performed a descriptive analysis for sociodemographic characterization and
factorial analysis for inter-relations structures between variables. Results: 162 out of 253 women
have secondary degree, the majority are between 25 to 35 years old and 45% domestic workers.
More than 60% of them suffered violence perpetuated from their partners. Regarding to the quality
of services there were observed a great satisfaction concerning security, followed by responding
capacity and tangibility which was perceived as the less favorable. Conclusion: The “Security”
and “Reliability”play a fundamental role in the satisfaction of the respondents regarding integrated
service delivery; however, a large portion of women are less satisfied with the availability of
equipment (“Tangibility”) and “Empathy”. |
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