Abstract:
A presente dissertação aborda a questão da violência contra a mulher. A violência
contra a mulher constitui um problema de saúde pública. Ela tem implicações nas esferas
socioeconómicas, jurídica e da saúde, que influenciam negativamente na qualidade de vida das
suas vítimas. Assim, diversos países têm vindo a desenvolver e promulgar directrizes e protocolos
que visam mitigar os impactos negativos da violência contra a mulher, bem como para a remoção
de barreiras que impedem o efectivo e eficaz atendimento às mulheres em situação de violência.
No caso específico de Moçambique, foram criados “Centros de Atendimento Integrado á Vítimas
de Violência”. Objectivo: O propósito desta dissertação é avaliar a qualidade dos serviços na
óptica das mulheres atendidas nos Centro de Atendimento Integrado á vítimas de violência da
Cidade e Província de Maputo no segundo semestre de 2022. Métodos: foram entrevistadas 253
mulheres em situação de violência, onde foi utilizado o modelo Servperf para analisar a qualidade
dos serviços, os dados foram analisados através do SPSS versão 20. Fez-se uma análise descritiva
para se perceber a caracterização sociodemográfica e uma análise factorial para identificar as
estruturas das inter-correlações entre variáveis. Resultado: das 253 mulheres, 162 possuem o nível
de escolaridade secundário, sendo a maioria entre 25 e 35 anos de idade, com 45% trabalhadoras
domésticas e mais de 60% das mulheres sofreram violência por parceiro. Em relação as dimensões
da qualidade, verificou-se a dimensão com maior grau de satisfação a relacionada a Segurança
seguida de Capacidade de Resposta, sendo a dimensão percebida como a mais desfavorável a
Tangibilidade. Conclusão: A “Segurança” e a “Fiabilidade” desempenham um papel fundamental
na satisfação das inquiridas em relação aos serviços de atendimento integrado. No entanto, é
importante notar que muitas mulheres expressam menos satisfação com a disponibilidade de
equipamentos (“Tangibilidade”) e com a demonstração de “Empatia”.