dc.contributor.advisor |
Zimbico, Octávio José |
|
dc.contributor.advisor |
Lichuge, Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Pacho, Loidi Eunice Silva de Freitas |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-27T07:37:41Z |
|
dc.date.issued |
2024-06-30 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1095 |
|
dc.description.abstract |
Esta tese resulta da pesquisa realizada numa escola de ensino privado, em Maputo, e visa compreender a
prática pedagógica dos docentes, em exercício, e graduados entre 2010 a 2019, no Curso de Licenciatura em
Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Este estudo assenta na
teoria sóciointeracionista de
Vygotsky. O recurso à teoria sóciointeracionista explica-se porque o
desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interacções sociais e condições de
vida e acreditamos que o conhecimento é fruto de uma construção e de que o ser humano
constitui-se como sujeito na sua relação com o outro, na sua relação social e sua cultura
caracteriza a brincadeira pela regra, imaginação e imitação, envolvendo os processos de
socialização e descoberta do mundo. Como procedimento metodológico, usamos a abordagem Quali-
quantitativa (mista) que, de acordo com Zapeline (2013) preocupa-se em aprofundar o fenómeno
questionando sobre porquê determinado evento acontece e como acontece, pois busca dados de
opiniões e percepções para quantificá-los. Como técnica de recolha de dados, optamos por
entrevista aberta, questionário e observação. A amostra é constituída por 40 docentes de música
e os resultados desta pesquisa mostra-nos que a aplicação do lúdico no processo de ensino e
aprendizagem é feita recorrendo-se a jogos, actividades musicais, brincadeiras e canções, seja de
um repertório de actividades didácticas pedagógicas, cívicas, recreativas ou não. Encontramos
jogos, em que o destaque vai para prática de futebol, neca, pula corda, para os momentos de
recreação, porém, para o uso de materiais recicláveis, estas actividades vão para a composição de
instrumentos tradicionais de percussão moçambicanos, ou instrumental Orff entre outras
actividades relacionadas aos jogos que direccionam ao ensino da Música. Outro elemento não
menos importante, relaciona-se com a tentativa de introdução de instrumentos digitais no ensino
da música, o que permite a leitura e interpretação de pautas e solfejo rítmico que já ocorrem na
Escola de Ensino Privado em Maputo, e que, num futuro próximo, poderá alcançar mais
instituições de ensino privado ou público para o ensino da Música |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Prática docente |
en_US |
dc.subject |
Lúdico |
en_US |
dc.subject |
Iniciação musical |
en_US |
dc.subject |
Música na infância |
en_US |
dc.subject |
Ludic |
en_US |
dc.subject |
Musical initiation |
en_US |
dc.subject |
Teaching practice |
en_US |
dc.subject |
Music in childhood |
en_US |
dc.title |
Prática docente no campo da iniciação musical em Maputo: por uma interface do lúdico com a música numa escola de ensino privado em Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-08-20 |
|
dc.description.resumo |
This thesis results from research carried out at a private school in Maputo, and aims to
understand the pedagogical practice of current teachers and graduates between 2010 and 2019, in
the Music Degree Course at the School of Communication and Arts at Eduardo Mondlane
University. . This study is based on Vygotsky's sociointeractionist theory. The use of socio-
interactionist theory is explained because the intellectual development of children occurs as a
function of social interactions and living conditions and we believe that knowledge is the result of
a construction and that the human being constitutes himself as a subject in his relationship with
the environment. the other, in its social relationship and culture, characterizes play through rules,
imagination and imitation, involving the processes of socialization and discovery of the world. As
a methodological procedure, we use the Quali-quantitative (mixed) approach which, according to
Zapeline (2013) is concerned with deepening the phenomenon by questioning why a certain
event happens, and how it happens, as it seeks data on opinions and perceptions to quantify it.
them. As a data collection technique, we chose open interviews, questionnaires and observation.
The sample consists of 40 music teachers and the results of this research show us that the
application of play in the teaching and learning process is done using games, musical activities,
games and songs, whether from a repertoire of didactic activities pedagogical, civic, recreational
or not. We find games, in which the emphasis is on football practice, neca, jumping rope, for
moments of recreation, however, for the use of recyclable materials, these activities go to the
composition of traditional Mozambican percussion instruments, or Orff instruments among
other activities related to games that aim to teach Music. Another no less important element is
related to the attempt to introduce digital instruments in music teaching, which allows the reading
and interpretation of staves and rhythmic solfeggio that already occur at the Private Education
School in Maputo, and that, in the future In the near future, you will be able to reach more
private or public educational institutions for the teaching of Music |
en_US |