Abstract:
Esta tese resulta da pesquisa realizada numa escola de ensino privado, em Maputo, e visa compreender a
prática pedagógica dos docentes, em exercício, e graduados entre 2010 a 2019, no Curso de Licenciatura em
Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane. Este estudo assenta na
teoria sóciointeracionista de
Vygotsky. O recurso à teoria sóciointeracionista explica-se porque o
desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interacções sociais e condições de
vida e acreditamos que o conhecimento é fruto de uma construção e de que o ser humano
constitui-se como sujeito na sua relação com o outro, na sua relação social e sua cultura
caracteriza a brincadeira pela regra, imaginação e imitação, envolvendo os processos de
socialização e descoberta do mundo. Como procedimento metodológico, usamos a abordagem Quali-
quantitativa (mista) que, de acordo com Zapeline (2013) preocupa-se em aprofundar o fenómeno
questionando sobre porquê determinado evento acontece e como acontece, pois busca dados de
opiniões e percepções para quantificá-los. Como técnica de recolha de dados, optamos por
entrevista aberta, questionário e observação. A amostra é constituída por 40 docentes de música
e os resultados desta pesquisa mostra-nos que a aplicação do lúdico no processo de ensino e
aprendizagem é feita recorrendo-se a jogos, actividades musicais, brincadeiras e canções, seja de
um repertório de actividades didácticas pedagógicas, cívicas, recreativas ou não. Encontramos
jogos, em que o destaque vai para prática de futebol, neca, pula corda, para os momentos de
recreação, porém, para o uso de materiais recicláveis, estas actividades vão para a composição de
instrumentos tradicionais de percussão moçambicanos, ou instrumental Orff entre outras
actividades relacionadas aos jogos que direccionam ao ensino da Música. Outro elemento não
menos importante, relaciona-se com a tentativa de introdução de instrumentos digitais no ensino
da música, o que permite a leitura e interpretação de pautas e solfejo rítmico que já ocorrem na
Escola de Ensino Privado em Maputo, e que, num futuro próximo, poderá alcançar mais
instituições de ensino privado ou público para o ensino da Música