dc.contributor.advisor |
Chimbutane, Feliciano Salvador |
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dc.contributor.author |
Chonane, David Zefanias |
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dc.date.accessioned |
2024-08-15T11:03:15Z |
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dc.date.issued |
2024-04-05 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1086 |
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dc.description.abstract |
Esta tese apresenta um estudo que aborda a questão das percepções e atitudes dos
pais e encarregados de educação sobre a educação bilingue no distrito da Manhiça, nas
comunidades de Bela Nova e Toca Rosa. Buscou-se analisar percepções e atitudes
manifestadas pelos pais e encarregados de educação quando os seus educandos são
integrados em turmas de educação bilingue. Para nortear o estudo, combinamos duas
perspectivas teóricas, a mentalista, na qual as atitudes são tratadas como um estado mental
interno que pode gerar certas formas de comportamento (Skinner 1965; 1968), e a
comportamental, que disserta sobre atitudes e práticas linguísticas em contextos multilingues
(Pavlenko & Blackledge 2004). Adoptamos uma perspectiva qualitativa-interpretativa, que
compreendeu a recolha e análise de percepções e atitudes em ambientes educacionais usando
métodos e técnicas etnográficas. O corpus principal é constituído por 90 participantes, entre
pais e encarregados de educação, professores, gestores escolares, alunos e presidentes de
Conselhos de Escola. O objectivo era sabermos destes as atitudes manifestadas pelos pais e
encarregados de educação quando os seus educandos são integrados em turmas de educação
bilingue. Todos foram submetidos a entrevistas elaboradas e adaptadas à realidade
sociolinguista de cada grupo. Os resultados do estudo indicam, de um modo geral, que
muitos pais e encarregados de educação manifestam atitudes positivas em relação à
integração dos seus educandos em turmas de educação bilingue devido aos ganhos
pedagógicos que advêm deste modelo de ensino. Apesar disso, foi também notório que há
um grupo de progenitores que manifestam atitudes negativas. Estas são derivadas de
preconceitos alicerçados em estereótipos, linguisticamente construídos ao longo dos tempos,
em relação ao uso das línguas bantu na educação escolar. Partindo destes resultados, o
presente estudo poderá contribuir para informar estratégias de advocacia visando aumentar
os níveis de consciência dos pais e encarregados de educação, em particular, e da sociedade
moçambicana, em geral, sobre a importância da educação bilingue baseada nas línguas
moçambicanas na aprendizagem de alunos com pouco acesso à língua portuguesa |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Bilinguismo |
en_US |
dc.subject |
Educação Bilingue |
en_US |
dc.subject |
Pais e encarregados de educação |
en_US |
dc.subject |
Comunidades de Bela Nova e Toca Rosa |
en_US |
dc.subject |
Atitudes linguísticas |
en_US |
dc.subject |
Bilingual education |
en_US |
dc.subject |
Language attitudes |
en_US |
dc.subject |
Parents and guardians |
en_US |
dc.title |
Percepções e atitudes dos pais e encarregados de educação sobre a educação bilingue no Distrito da Manhiça |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-08-15 |
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dc.description.resumo |
This thesis presents a study that addresses the issue of Perceptions and Attitudes of parents
and guardians regarding bilingual education in the district of Manhiça, in the communities
of Bela Nova and Toca Rosa. The aim was to analyze the perceptions and attitudes expressed
by parents and guardians when their children are integrated into bilingual education
classrooms. To guide the study, two theoretical perspectives were combined: the mentalist
perspective, in which attitudes are treated as internal mental states that can generate certain
forms of behavior (Skinner 1965; 1968), and the behavioral perspective, which deals with
attitudes and language practices in multilingual contexts (Pavlenko & Blackledge 2004). A
qualitative-interpretative perspective was adopted, which involved the collection and
analysis of perceptions and attitudes in educational environments using ethnographic
methods and techniques. The main corpus consists of 90 participants, including parents,
guardians, teachers, school administrators, students, and school council presidents. The
objective was to understand the attitudes expressed by parents and guardians when their
children are integrated into bilingual education classrooms. All participants underwent
interviews that were elaborated and adapted to the sociolinguistic reality of each group. The
study's results indicate, in general, that many parents and guardians express positive attitudes
towards the integration of their children into bilingual education classrooms due to the
pedagogical benefits that come from this teaching model. However, it was also evident that
there is a group of parents who exhibit negative attitudes. These attitudes stem from
prejudices based on stereotypes that have been linguistically constructed over time regarding
the use of Bantu languages in school education. Based on these results, the present study can
contribute to informing advocacy strategies aimed at increasing the awareness levels of
parents and guardians, in particular, and Mozambican society, in general, about the
importance of bilingual education based on Mozambican languages for students with limited
access to the Portuguese language |
en_US |