Abstract:
Esta tese apresenta um estudo que aborda a questão das percepções e atitudes dos
pais e encarregados de educação sobre a educação bilingue no distrito da Manhiça, nas
comunidades de Bela Nova e Toca Rosa. Buscou-se analisar percepções e atitudes
manifestadas pelos pais e encarregados de educação quando os seus educandos são
integrados em turmas de educação bilingue. Para nortear o estudo, combinamos duas
perspectivas teóricas, a mentalista, na qual as atitudes são tratadas como um estado mental
interno que pode gerar certas formas de comportamento (Skinner 1965; 1968), e a
comportamental, que disserta sobre atitudes e práticas linguísticas em contextos multilingues
(Pavlenko & Blackledge 2004). Adoptamos uma perspectiva qualitativa-interpretativa, que
compreendeu a recolha e análise de percepções e atitudes em ambientes educacionais usando
métodos e técnicas etnográficas. O corpus principal é constituído por 90 participantes, entre
pais e encarregados de educação, professores, gestores escolares, alunos e presidentes de
Conselhos de Escola. O objectivo era sabermos destes as atitudes manifestadas pelos pais e
encarregados de educação quando os seus educandos são integrados em turmas de educação
bilingue. Todos foram submetidos a entrevistas elaboradas e adaptadas à realidade
sociolinguista de cada grupo. Os resultados do estudo indicam, de um modo geral, que
muitos pais e encarregados de educação manifestam atitudes positivas em relação à
integração dos seus educandos em turmas de educação bilingue devido aos ganhos
pedagógicos que advêm deste modelo de ensino. Apesar disso, foi também notório que há
um grupo de progenitores que manifestam atitudes negativas. Estas são derivadas de
preconceitos alicerçados em estereótipos, linguisticamente construídos ao longo dos tempos,
em relação ao uso das línguas bantu na educação escolar. Partindo destes resultados, o
presente estudo poderá contribuir para informar estratégias de advocacia visando aumentar
os níveis de consciência dos pais e encarregados de educação, em particular, e da sociedade
moçambicana, em geral, sobre a importância da educação bilingue baseada nas línguas
moçambicanas na aprendizagem de alunos com pouco acesso à língua portuguesa