dc.contributor.advisor |
Menezes, Leonarda |
|
dc.contributor.advisor |
Faquir, Osvaldo |
|
dc.contributor.author |
Milice, Gilberto Necas Mucambe |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-15T10:44:41Z |
|
dc.date.issued |
2024-03-30 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1085 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho visa, à luz do quadro teórico sobre o processamento da linguagem (Grabe,
2009; Jakobson, 91-95) e sobre a aquisição da L2 (Krashen, 1989; Ellis, 2015), analisar a
contribuição das abordagens psicolinguísticas e das práticas metodológicas levadas a cabo
pelos professores da disciplina de Português, do subsistema do Ensino Primário, no
desenvolvimento da competência leitora em alunos com Dificuldades (de Aprendizagem) de
leitura. Esta pesquisa parte dos problemas de leitura que os alunos do Ensino Primário
evidenciam e procura descrever os recursos metodológicos e estratégicos usados pelos
professores para ensinar e avaliar a leitura; e, demonstrar (i) que uma fasquia considerável de
alunos que não sabe ler e escrever necessita de um acompanhamento, que os professores ainda
não proporcionam; (ii) o potencial didáctico da identificação e de uma metodologia inclusiva
baseada na diferenciação, para a melhoria da competência leitora desta população. O estudo
procura responder à seguinte questão: Que contribuição as abordagens psicolinguísticas e as
práticas metodológicas levadas a acabo pelos professores da disciplina de Português, do
subsistema do Ensino Primário, têm no desenvolvimento da competência leitora em alunos
com Dificuldades (de Aprendizagem) de leitura? Os dados para a realização deste estudo
foram fornecidos por 24 alunos da sexta classe (12 do grupo-alvo e 12 de grupo de controlo) e
12 professores, de quatro escolas (duas da zona urbana – cidade de Maputo –, e duas da zona
rural – província de Maputo). As principais conclusões apontam que o modelo de leccionação
nas escolas regulares moçambicanas é globalista e de uma exclusão funcional, pela ausência
de uma congruência entre as características dos alunos com dificuldades de leitura, suas
necessidades, as expectativas e atitudes dos professores e os apoios adequados (Correia,
2001), o que contribui negativamente no desenvolvimento da competência leitora deste grupo |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Didáctica |
en_US |
dc.subject |
Língua segunda |
en_US |
dc.subject |
Processo de ensino e aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Inclusão |
en_US |
dc.subject |
Didactics |
en_US |
dc.subject |
Second language |
en_US |
dc.subject |
Teaching and learning process |
en_US |
dc.subject |
Inclusion |
en_US |
dc.title |
Didáctica da leitura no contexto da educação inclusiva em Moçambique: abordagens psicolinguísticas e práticas metodológicas |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-08-15 |
|
dc.description.resumo |
This study aims, in the light of the theoretical framework on language processing (Grabe,
2009; Jakobson, 91-95) and on L2 acquisition (Krashen, 1989; Ellis, 2015), to analyze the
contribution of psycholinguistic approaches and methodological practices carried out by
teachers of the Portuguese subject in the Primary Education subsystem in the development of
reading competence in students with reading difficulties (Learning Disabilities). The research
starts with the reading problems that primary school students demonstrate, and seeks to
describe the methodological and strategic resources used by teachers to teach and evaluate
reading skills. The study also demonstrates (i) that a considerable number of students who
cannot read and write requires assistance, that teachers are not yet providing; (ii) the didactic
potential of identification and an inclusive methodology based on differentiation, for the
improvement of the reading competence of this population. Furthermore, the study seeks to
answer the following question: What contribution do the psycholinguistic approaches and
methodological practices carried out by teachers of the Portuguese subject in the Primary
Education subsystem have in the development of reading competence of students with reading
(Learning) Disabilities? The data for this study were provided by 24 students of grade 6th (12
from the target group and 12 from the control group) and 12 teachers, from four schools (two
from the urban area – Maputo city – and two from the rural area – Maputo province). The
main conclusions indicate that the teaching model in mozambican regular schools is globalist
and of a functional exclusion, due to the absence of a congruence between the characteristics
of students with reading difficulties, their needs, the expectations and attitudes of teachers and
adequate support (Correia, 2001), which negatively contributes to the development of reading
skills of this group |
en_US |