Abstract:
O presente trabalho visa, à luz do quadro teórico sobre o processamento da linguagem (Grabe,
2009; Jakobson, 91-95) e sobre a aquisição da L2 (Krashen, 1989; Ellis, 2015), analisar a
contribuição das abordagens psicolinguísticas e das práticas metodológicas levadas a cabo
pelos professores da disciplina de Português, do subsistema do Ensino Primário, no
desenvolvimento da competência leitora em alunos com Dificuldades (de Aprendizagem) de
leitura. Esta pesquisa parte dos problemas de leitura que os alunos do Ensino Primário
evidenciam e procura descrever os recursos metodológicos e estratégicos usados pelos
professores para ensinar e avaliar a leitura; e, demonstrar (i) que uma fasquia considerável de
alunos que não sabe ler e escrever necessita de um acompanhamento, que os professores ainda
não proporcionam; (ii) o potencial didáctico da identificação e de uma metodologia inclusiva
baseada na diferenciação, para a melhoria da competência leitora desta população. O estudo
procura responder à seguinte questão: Que contribuição as abordagens psicolinguísticas e as
práticas metodológicas levadas a acabo pelos professores da disciplina de Português, do
subsistema do Ensino Primário, têm no desenvolvimento da competência leitora em alunos
com Dificuldades (de Aprendizagem) de leitura? Os dados para a realização deste estudo
foram fornecidos por 24 alunos da sexta classe (12 do grupo-alvo e 12 de grupo de controlo) e
12 professores, de quatro escolas (duas da zona urbana – cidade de Maputo –, e duas da zona
rural – província de Maputo). As principais conclusões apontam que o modelo de leccionação
nas escolas regulares moçambicanas é globalista e de uma exclusão funcional, pela ausência
de uma congruência entre as características dos alunos com dificuldades de leitura, suas
necessidades, as expectativas e atitudes dos professores e os apoios adequados (Correia,
2001), o que contribui negativamente no desenvolvimento da competência leitora deste grupo