dc.contributor.advisor |
Zacarias, Orlando Pedro |
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dc.contributor.author |
Piloto, Adérito Joaquim Bernardo |
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dc.date.accessioned |
2024-08-14T11:06:50Z |
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dc.date.issued |
2024-02-01 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1083 |
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dc.description.abstract |
A perda de energia, caracteriza-se por energia fornecida mais que não é facturada. Este
fenómeno se deve principalmente ao roubo ou furto de energia. De acordo com o relatório
estatístico da Electricidade de Moçambique (EDM) para o ano de 2022, a percentagem de
perdas a nível nacional foi de 28% do total da energia injectada na rede. O relatório aponta
como causas desta situação, diversos factores como, existência de redes precárias,
dificuldade de localização dos clientes e activos, existência de contadores no interior das
residências e a necessidade de substituição de contadores convencionais. No entanto
verifica-se que a falta de um cadastro que possibilite conhecer a localização dos clientes, as
condições técnicas de suas instalações, e as condições da rede de distribuição dificulta a
adopção de medidas que visam a redução das perdas comerciais. Neste sentido, o presente
relatório analisa o impacto do cadastro de clientes e activos da rede eléctrica de distribuição
no controlo das perdas comerciais na Electricidade de Moçambique. Para o efeito, foi
aplicada uma abordagem quantitativa, onde se obtiveram dados dos clientes, activos da rede
assim como, informação do cadastro da rede da EDM. Os dados foram analisados com
recurso a ferramenta ArcMap, tendo sido também efectuada uma correlação entre os clientes
cadastrados, número de clientes fraudulentos, valor de multa paga pelas fraudes e a
percentagem de perda durante o ano de 2023. Os resultados obtidos indicam que dos 976
438 clientes cadastrados, 26 324 clientes encontraram-se em situação de fraude, 3418 foram
furtos, os quais foram devidamente multados, resultando na colecta de 513068937.98MZN.
Ademais, da análise do cadastro dos clientes e dos activos da rede verificou-se a nível do
país uma redução de 1.46 % nas perdas de distribuição o que levou a conclusão de que o
cadastro de clientes e activos da rede contribuíram para a redução de perdas comercias na
EDM. Contudo, este processo deve ser acompanhado de outras acções como melhoramento
da rede, remoção de contadores do interior das residências para os postes, troca de contadores
antigos, realização de campanhas de sensibilização contra roubo de energia e divulgação da
lei de electricidade. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Sistemas de informação |
en_US |
dc.subject |
Cadastro de clientes |
en_US |
dc.subject |
Rede de distribuição eléctrica |
en_US |
dc.subject |
Perdas comerciais |
en_US |
dc.subject |
EDM |
en_US |
dc.title |
Impacto do cadastro de clientes e dos activos da rede de distribuição no controlo de perdas comercias na Electricidade de Moçambique |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-08-09 |
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dc.description.resumo |
Energy loss is characterized by energy supplied but not billed. This phenomenon is mainly due to theft or robbery of energy. According to the statistical report of Electricidade de Moçambique (EDM) for the year 2022, the percentage of losses at a national level was 28% of the total energy injected into the network. The report points out several factors as causes of this situation, such as the existence of precarious networks, difficulty in locating customers and assets, the existence of meters inside residences and the need to replace conventional meters. However, it is noted that the lack of a register that makes it possible to know the location of customers, the technical conditions of their facilities, and the conditions of the distribution network makes it difficult to adopt measures aimed at reducing commercial losses. In this sense, this report analyses the impact of the register of customers and assets of the electricity distribution network on the control of commercial losses in Electricidade de Moçambique. To this end, a quantitative approach was applied, where data on customers, network assets, as well as information from the EDM network registry were obtained. The data was analyzed using the ArcMap tool, and a correlation was also made between registered customers, the number of fraudulent customers, the amount of fines paid for fraud and the percentage of loss during 2023. The results obtained indicate that of the 976,438 registered customers, 26,324 customers were in a situation of fraud, 3,418 were thefts, which were duly fined, resulting in the collection of 51,306,8937.98MZN. Furthermore, the analysis of the customer registry and network assets showed a 1.46% reduction in distribution losses at national level, which led to the conclusion that the customer registry and network assets contributed to the reduction of commercial losses in EDM. However, this process must be accompanied by other actions such as improving the network, moving meters from inside homes to poles, replacing old meters, carrying out awareness campaigns against energy theft and disseminating the electricity law. (TRADUÇAO NOSSA) |
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