Abstract:
A perda de energia, caracteriza-se por energia fornecida mais que não é facturada. Este
fenómeno se deve principalmente ao roubo ou furto de energia. De acordo com o relatório
estatístico da Electricidade de Moçambique (EDM) para o ano de 2022, a percentagem de
perdas a nível nacional foi de 28% do total da energia injectada na rede. O relatório aponta
como causas desta situação, diversos factores como, existência de redes precárias,
dificuldade de localização dos clientes e activos, existência de contadores no interior das
residências e a necessidade de substituição de contadores convencionais. No entanto
verifica-se que a falta de um cadastro que possibilite conhecer a localização dos clientes, as
condições técnicas de suas instalações, e as condições da rede de distribuição dificulta a
adopção de medidas que visam a redução das perdas comerciais. Neste sentido, o presente
relatório analisa o impacto do cadastro de clientes e activos da rede eléctrica de distribuição
no controlo das perdas comerciais na Electricidade de Moçambique. Para o efeito, foi
aplicada uma abordagem quantitativa, onde se obtiveram dados dos clientes, activos da rede
assim como, informação do cadastro da rede da EDM. Os dados foram analisados com
recurso a ferramenta ArcMap, tendo sido também efectuada uma correlação entre os clientes
cadastrados, número de clientes fraudulentos, valor de multa paga pelas fraudes e a
percentagem de perda durante o ano de 2023. Os resultados obtidos indicam que dos 976
438 clientes cadastrados, 26 324 clientes encontraram-se em situação de fraude, 3418 foram
furtos, os quais foram devidamente multados, resultando na colecta de 513068937.98MZN.
Ademais, da análise do cadastro dos clientes e dos activos da rede verificou-se a nível do
país uma redução de 1.46 % nas perdas de distribuição o que levou a conclusão de que o
cadastro de clientes e activos da rede contribuíram para a redução de perdas comercias na
EDM. Contudo, este processo deve ser acompanhado de outras acções como melhoramento
da rede, remoção de contadores do interior das residências para os postes, troca de contadores
antigos, realização de campanhas de sensibilização contra roubo de energia e divulgação da
lei de electricidade.