Abstract:
As organizações dependem cada dia mais do conhecimento para se manterem competitivas nos
mercados em que actuam. As informações e conhecimentos neste cenário precisam ser geridas
para serem registadas, compartilhadas e utilizadas no desenvolvimento dos produtos e serviços
prestados buscando vantagens competitivas em um mundo globalizado. Dando subsídio a esses
processos estão as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Estas dão suporte para o fluxo
de informação e conhecimento nas organizações. O uso das TICs no que diz respeito a gestão
organizacional no nosso país tem vindo a crescer cada vez mais com foco, no processo para o
apoio à tomada de decisão. A gestão dos centros de saúde para cuidados primários por cada distrito
municipal, com o aumento dos programas de saúde doenças, dando com maior ênfase ao programa
do HIV/SIDA na vertente saúde materno infantil, sendo um dos programas que mais preocupam o
nosso governo pelo nível do seu crescimento. O Município da Cidade de Maputo-Vereação da
Saúde e Acção Social junto ao Ministério da Saúde (MISAU) representado pela Dirceção de Saúde
da Cidade de Maputo, possuem um acordo de transferência de funções e competências do sector
da saúde para a autarquia local de Maputo, acordo esse que foi assinado nos decretos de n° 33/2006
de 30 de Agosto, no dia 21 de Dezembro de 2009 pelo presidente do município e a governadora
da cidade de Maputo em tempos que em tempos governavam. A Vereação da Saúde e Acção Social
mediante as funções que lhe foram incumbidas criou a repartição de monitoria e avaliação como
estratégia de gestão, para este caso atendendo e considerando que o número de processos vindos
das unidades sanitárias a se atender seria de grande volume. Assim, perante esta situação viu-se
"obrigado" a implementar o uso de um sistema robusto, seguro, rápido, interactivo de fácil acesso
e processamento, para monitorar, vigiar e avaliar o comprimento de alguns programas de saúde
pública neste caso o HIV/SIDA. Para isso no ano de 2014 foi implementado o uso do Sistema de
Saúde para Monitoria e Avaliação (SIS-MA), sistema esse, que ajuda na gestão, controlo e acima
de tudo no processo de tomada de decisão a partir de actividades criadas por parte dos responsáveis
da monitoria. A partir deste sistema é possível monitorar o desempenho dos programas de saúde e
gerar relatórios em datas pré-estabelecidas, ajudando assim no processo de tomada de decisão.