Abstract:
Olhando para a inclusão escolar como um fenómeno social bastante complexo e, que depende em
grande medida do planeamento e capacidade dos agentes envolvidos neste processo, a presente
dissertação de mestrado tem o seguinte título: Processo de Ensino-Aprendizagem no contexto de
inclusão: uma análise do caso da Escola Primária completa de Inhagoia “A”.
Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, a mesma tem como objectivo analisar as estratégias
usadas pelos professores da Escola Primária Completa de Inhagoia “A” para o ensino da leitura e
escrita. Para a operacionalização da pesquisa, foi formulada a seguinte questão: Será que os
métodos utilizados no processo de ensino e aprendizagem na Escola Primária Completa de
Inhagoia “A” possibilitam a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais?
Quanto às técnicas de recolha de dados, o estudo fez-se valer pela análise bibliográfica, análise
documental e inquérito por questionário de carácter semiestruturado respondido pelos professores
que leccionam na Escola Primária Completa Inhagoia “A”.
Da pesquisa, foi possível perceber que alguns professores entrevistados apresentam algumas
dificuldades no uso dos métodos de ensino da leitura e da escrita e, consequentemente, não estão
preparados para actuar em turmas inclusivas e, sendo a escola um espaço educacional inclusivo
deve-se promover formações para que ocorra a remoção das barreiras à aprendizagem dos alunos
com essas dificuldades, superando os preconceitos, promovendo sobretudo a humanização e,
consequentemente o direito à educação escolar