dc.contributor.advisor |
Nhanale, Ernesto C. |
|
dc.contributor.author |
Mangove, Liliana Marcela de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-12T12:22:30Z |
|
dc.date.available |
2024-08-12T12:22:30Z |
|
dc.date.issued |
2023-06 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1075 |
|
dc.description.abstract |
Digital campaigns have proven to be an increasingly important force in the world, especially in the age
of the Internet and social networks. With the dissemination of information and the global reach provided
by technology, they can mobilize large numbers of people, interactively and immediately. Movements
such as Black Lives Matter have already been nominated for the nobel peace prize in 2021 for their
actions in mobilizing protests around the world against police violence and structural racism, motivated
especially by two murders 2 .
Mobilization is a process built in everyday life together with people who aim at the same goal. One can
characterize the online social networks as the new counter-hegemonic weapons of today, which will
give voice to engaged citizens to continue their struggles. But what will formalize the social movements
in this new era is the visibility achieved by network mobilizations, so it is important that the publications
of a particular group are viewed and shared with network users. The network is viral, that is, it is able
to spread information instantly to hundreds and thousands of connected people, in the case of
mobilizations initiated on the Internet this is a key strategy to ensure their effectiveness (Ugarte, 2008).
They can be used for a wide variety of purposes, such as raising awareness about social and political
issues, raising funds for causes, putting pressure on governments and companies for policy changes, or
creating a community around a specific issue. Moreover, they can have a wider and more diverse reach
than traditional campaigns, allowing people from different cultures, countries, and social classes to
participate and contribute to the cause.
Considering the latest events in Mozambican society, two digital campaigns of social mobilization in
Mozambique were analyzed to serve as a case study and, through them, to understand if their reach was
able to promote and influence changes in public policies. The two campaigns took place in the city of
Maputo, the first one was about the Hidden Debts campaign and the second one about the Revimo Tolls,
the non-governmental organizations mobilized virtually to propose to the Mozambican citizens new
ways to express themselves through tools available in cyberspace, from this movement the research
seeks to understand through a mixed qualitative and quantitative methodology, how the digital
campaigns achieve results and what kind of strategies are used to mitigate ideological attacks were
analyzed. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Campanhas digitais |
en_US |
dc.subject |
Redes sociais |
en_US |
dc.subject |
Engajamento cívico |
en_US |
dc.subject |
Digital campaigns |
en_US |
dc.subject |
Social networks |
en_US |
dc.subject |
Civic engagement |
en_US |
dc.title |
Campanhas digitais como ferramenta de engajamento cívico - estudo de caso campanhas “eu não pago dívidas ocultas” e “portagens não vai dar” |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
As campanhas digitais têm-se mostrado uma força cada vez mais importante no mundo,
especialmente na era da Internet e das redes sociais. Com a disseminação de informações e o
alcance global proporcionados pela tecnologia, as mesmas podem mobilizar um grande número
de pessoas, de forma interactiva e imediata. Movimentos como black lives matter já foram
nomeados para o Prémio Nobel da Paz em 2021, pela sua actuação, ao mobilizar protestos no
mundo todo contra a violência policial e o racismo estrutural, motivados especialmente por
dois assassinatos 1 .
A mobilização é um processo construído no quotidiano em conjunto com pessoas que visam o
mesmo objetivo. Pode-se caracterizar as redes sociais online como as novas armas contra-
hegemónicas da atualidade, que vão dar voz aos cidadãos engajados para prosseguirem nas
suas lutas. Mas, o que de facto vai formalizar os movimentos sociais nessa nova era é a
visibilidade alcançada pelas mobilizações em rede, por isso é importante que as publicações de
um determinado grupo sejam visualizadas e compartilhadas com os usuários da rede. A rede é
viral, ou seja, é capaz de alastrar as informações instantaneamente para centenas e milhares de
pessoas conectadas, no caso das mobilizações iniciadas na Internet. (Ugarte, 2008).
Podem ser utilizadas para uma ampla variedade de objectivos, como a conscientização sobre
questões sociais e políticas, a arrecadação de fundos para causas, a pressão sobre governos e
empresas para mudanças de políticas ou a criação de uma comunidade em torno de um assunto
específico. Além disso, podem ter um alcance maior e diverso do que as campanhas
tradicionais, permitindo que pessoas de diferentes culturas, países e classes sociais participem
e contribuam para a causa.
Tendo em conta os últimos acontecimentos na sociedade moçambicana, foram analisadas duas
campanhas digitais de mobilização social em Moçambique, para servir de estudo de caso e,
através delas, poder perceber se o seu alcance foi capaz de promover e influenciar mudanças
nas políticas públicas. As duas campanhas decorreram na Cidade de Maputo, sendo que a
primeira foi sobre as dívidas ocultas e a segunda sobre as portagens da Revimo. As
organizações não-governamentais mobilizaram-se virtualmente para propor aos cidadãos
moçambicanos novas formas de se manifestar por meio de ferramentas disponíveis no
ciberespaço. A partir desse movimento, a pesquisa busca analisar, através de uma metodologia
mista qualitativa e quantitativa, como as campanhas digitais alcançam resultados e que tipo de
estratégias são utilizadas para a mitigação dos ataques ideológicos. |
en_US |