dc.contributor.advisor |
Wallis, Lee A. |
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dc.contributor.advisor |
Carrilho, Carla |
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dc.contributor.advisor |
Amado, Vanda |
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dc.contributor.author |
Matos, Jessica Tavares de |
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dc.date.accessioned |
2024-08-08T09:54:17Z |
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dc.date.issued |
2023-12-21 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1071 |
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dc.description.abstract |
Em Moçambique, o trauma pediátrico é um problema de saúde pública crescente. A avaliação
correcta e atempada destas vítimas a nível hospitalar pode prevenir a morte e incapacidade.
Estudos mostram que profissionais de saúde de outros países de baixa renda apresentam
conhecimentos subóptimos no manejo do trauma pediátrico. Entretanto, há pouca informação
disponível sobre este assunto em Moçambique.
O objectivo deste estudo foi de avaliar as atitudes, conhecimentos e participação em cursos de
trauma dos profissionais de saúde no manejo de trauma e reanimação pediátricos nos quatro
hospitais centrais de Moçambique.
Foi realizado um estudo observacional, transversal e analítico. A amostra compreendeu 313
profissionais de saúde seleccionados por conveniência, que respondeu a um questionário auto-
administrado abrangendo informação demográfica e profissional, conhecimentos e atitudes/auto-
eficácia sobre trauma e reanimação pediátricos. Foi realizada uma análise estatística descritiva e
usados os testes t-student e ANOVA para comparar as respostas.
Apenas 47% relatou ter frequentado cursos de trauma. Os participantes sentiram-se confiantes em
relação ao trauma pediátrico (68%), especialmente na avaliação primária e reanimação
cardiopulmonar (RCP), mas apenas 30% reportou confiança na realização de procedimentos
invasivos. Quase metade considerou o seu nível de conhecimento médio/bom, enquanto que os
escores de conhecimento foram fracos (3,5/9 perguntas). A participação em cursos de trauma foi
o único factor que contribuiu para um melhor nível de conhecimento (p<0,05).
Em suma, os profissionais de saúde apresentaram uma atitude positiva no manejo de trauma e
reanimação pediátricos. Os conhecimentos precisam de ser melhorados, especialmente em
manobras de RCP. A participação em cursos sobre trauma e reanimação pode ser uma ferramenta
para melhorar tais conhecimentos. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Trauma pediátrico |
en_US |
dc.subject |
Reanimação pediátrica |
en_US |
dc.subject |
Conhecimentos e atitudes |
en_US |
dc.subject |
Paediatric trauma |
en_US |
dc.subject |
Paediatric ressuscitation |
en_US |
dc.subject |
Hospital central |
en_US |
dc.subject |
Maputo |
en_US |
dc.subject |
Moçambique |
en_US |
dc.title |
Conhecimentos e atitudes em relação ao manejo do trauma e reanimação pediátrico em regiões com baixos recursos: um estudo entre os profissionais de saúde dos Hospitais Centrais de Moçambique |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-08-07 |
|
dc.description.resumo |
In Mozambique paediatric trauma is a growing public health problem. Early and correct
assessment of these victims in the hospital setting can prevent death and disability. Research shows
that health professionals from other low-income countries have suboptimal knowledge in
paediatric trauma management. However, little information is available on this in Mozambique.
The aim of this study was to evaluate the attitudes, knowledge and participation in trauma courses
of healthcare workers in the management of paediatric trauma and resuscitation in the four central
hospitals of Mozambique.
A quantitative, cross-sectional study design was performed. A convenience sample of 313 health
professionals responded to a self-administered questionnaire covering demographic and
professional information, knowledge and attitudes/self-efficacy in paediatric trauma and
resuscitation. Standard descriptive statistical analysis was performed and t-student and ANOVA
tests were used to compare the responses.
Few participants reported attending trauma courses (47%). The health professionals felt confident
regarding paediatric trauma (68%) especially in performing primary evaluation and
cardiopulmonary resuscitation (CPR), yet only 30% reported confidence in performing invasive
procedures. Almost half considered their level of knowledge average/good, while knowledge
scores were poor (3,5/9 questions). Participation in trauma courses was the only factor contributing
to a better level of knowledge (p<0,05).
In summary, the health professionals inquired were positive about managing paediatric injury and
resuscitation. The trauma knowledge needs further improvement specially on CPR manoeuvres.
Participation in trauma courses could be a tool to improve such knowledge. |
en_US |