Abstract:
A internet promove uma maior proximidade com os consumidores por meio de uma
interactividade permitindo que as empresas obtenham informações necessárias para oferecer
produtos ou serviços personalizados e ajustados às necessidades específicas de cada cliente.
Esta dissertação visa analisar as vendas on-line como um factor de crescimento da empresa
HSC. Especificamente, identificamos o tipo de vendas on-line transacionadas pela empresa
HSC, demonstrando o tipo de comunicação utilizada pelas empresas com os consumidores nas
vendas on-line. A pesquisa adopta uma abordagem exploratória, combinada com uma
abordagem qualitativa.
Por último, utilizamos o estudo de caso, por meio de entrevistas semi-estruturadas realizada
com os colaboradores das empresas em estudo. Apresentamos o marketing estratégico utilizado
pela empresa no processo de vendas e, por fim, quantificamos o valor das vendas online
transacionadas pela empresa HSC e comparamos com as vendas físicas durante o período das
restrições impostas pelo governo durante a pandemia da COVID-19. Concluímos que a
importância da internet no mercado de trabalho é evidente tanto para as empresas quanto para
o consumidor final, uma vez que proporciona maior rapidez e redução de gastos.
Neste contexto, através da plataforma da empresa, são transacionados e expostos os seguintes
produtos: equipamentos informáticos, material de escritório e serviços, facilitando, de certo
modo, aos clientes identificarem o produto de que necessitam, cumprindo com o protocolo de
que as vendas on-line de empresas que expõem seus artigos em suas plataformas digitais
contribuem para a divulgação dos produtos e serviços expostos na internet, além de dar a
conhecer a empresa, criando novos relacionamentos de vendas físicas na empresa em estudo