dc.contributor.author |
Langa, Patrício V. |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-14T08:07:54Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.other |
http://196.3.97.23/revista/index.php/edu/article/view/72/73 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1054 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo aborda a mercantilização e a comoditização do ensino superior de bem público
para bem privado assim como as implicações para as percepções da qualidade do ensino superior em
Moçambique. O artigo examina a relação com o saber num contexto marcado pela expansão,
privatização e comercialização do ensino superior. O argumento defendido é de que, se por um lado, a
liberalização da oferta do ensino superior e a introdução de cursos orientados para as necessidades do
mercado oferecidos, em particular, em regime pós-laboral, contribuem para alargar as possibilidades
de acesso ao ensino superior, por outro, deslocam a relação com o saber para um lugar obscuro, senão
mesmo subalterno. A concorrência das instituições públicas e privadas por estudantes e a procura de
credenciais académicas por parte destes resvalou a importância da busca pelo conhecimento para um
segundo plano. O estudo conclui que estes desenvolvimentos poderão estar por detrás do surgimento
da questão da qualidade de ensino como um problema premente |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Unidade Editorial da Revista Científica |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Ensino superior |
en_US |
dc.subject |
Relação com o saber |
en_US |
dc.subject |
Privatização |
en_US |
dc.subject |
Comercialização |
en_US |
dc.subject |
Privatization |
en_US |
dc.subject |
Higher education |
en_US |
dc.subject |
Relation to knowledge |
en_US |
dc.subject |
Commercialization |
en_US |
dc.title |
A mercantilização do ensino superior e a relação com o saber: a qualidade em questão |
en_US |
dc.type |
article |
en_US |
dc.description.embargo |
2024-06-13 |
|
dc.description.resumo |
This paper addresses the marketisation and commoditization of higher education from
public to private good and the implications for the perception of quality oh higher education in
Mozambique. The paper examines the relation to knowledge in a context marked by expansion,
privatization and commercialization of higher education. It argues that while, on the one hand, the
liberalization of higher education supply and the introduction of ‘full fee-paying’ students, in part-time
programs, broadened access to higher education, on the other hand, it shifted the relation knowledge to
an obscure, if not subaltern place. The competition for students by public as well private higher
education institutions and the search for academic credentials by students relegated the importance of
knowledge to a second place. The study concludes that these developments may be behind the raising
of the question of quality as an acute problem |
en_US |
dc.journal |
Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlone |
en_US |