DSpace Repository

A mercantilização do ensino superior e a relação com o saber: a qualidade em questão

Show simple item record

dc.contributor.author Langa, Patrício V.
dc.date.accessioned 2024-06-14T08:07:54Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.other http://196.3.97.23/revista/index.php/edu/article/view/72/73
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1054
dc.description.abstract Este artigo aborda a mercantilização e a comoditização do ensino superior de bem público para bem privado assim como as implicações para as percepções da qualidade do ensino superior em Moçambique. O artigo examina a relação com o saber num contexto marcado pela expansão, privatização e comercialização do ensino superior. O argumento defendido é de que, se por um lado, a liberalização da oferta do ensino superior e a introdução de cursos orientados para as necessidades do mercado oferecidos, em particular, em regime pós-laboral, contribuem para alargar as possibilidades de acesso ao ensino superior, por outro, deslocam a relação com o saber para um lugar obscuro, senão mesmo subalterno. A concorrência das instituições públicas e privadas por estudantes e a procura de credenciais académicas por parte destes resvalou a importância da busca pelo conhecimento para um segundo plano. O estudo conclui que estes desenvolvimentos poderão estar por detrás do surgimento da questão da qualidade de ensino como um problema premente en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Unidade Editorial da Revista Científica en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Ensino superior en_US
dc.subject Relação com o saber en_US
dc.subject Privatização en_US
dc.subject Comercialização en_US
dc.subject Privatization en_US
dc.subject Higher education en_US
dc.subject Relation to knowledge en_US
dc.subject Commercialization en_US
dc.title A mercantilização do ensino superior e a relação com o saber: a qualidade em questão en_US
dc.type article en_US
dc.description.embargo 2024-06-13
dc.description.resumo This paper addresses the marketisation and commoditization of higher education from public to private good and the implications for the perception of quality oh higher education in Mozambique. The paper examines the relation to knowledge in a context marked by expansion, privatization and commercialization of higher education. It argues that while, on the one hand, the liberalization of higher education supply and the introduction of ‘full fee-paying’ students, in part-time programs, broadened access to higher education, on the other hand, it shifted the relation knowledge to an obscure, if not subaltern place. The competition for students by public as well private higher education institutions and the search for academic credentials by students relegated the importance of knowledge to a second place. The study concludes that these developments may be behind the raising of the question of quality as an acute problem en_US
dc.journal Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlone en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account