dc.contributor.author |
Mandane, Amélia Susana Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Noormahomed, Emília V. |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-03T07:10:11Z |
|
dc.date.available |
2024-06-03T07:10:11Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.other |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/54741/40409 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1006 |
|
dc.description.abstract |
Os programas de educação comunitária podem desempenhar um papel importante na
transmissão de conhecimentos para prevenir doenças e promover a saúde em países em
vias de desenvolvimento, com escassos recursos humanos e financeiros, sendo, por isso,
importante formar profissionais de saúde com competências técnicas, científicas e com
conhecimento da realidade local das famílias e comunidades. A fim de perceber como os
programas de educação comunitária na saúde podem ser usados como uma estratégia de
formação multidisciplinar, recorremos à apreciação de um programa em concreto
designado “Um estudante, Uma família” da Faculdade de Ciências de Saúde da
Universidade Lúrio. Esta apreciação revelou que o programa “Um estudante, Uma
família”, favorece por um lado, a formação integral do futuro profissional e por outro
lado, proporciona uma educação para a saúde a um grupo de pessoas, que permite-lhes
promover a saúde. Concluiu-se com esta avaliação que o programa “Um estudante, Uma
família” constitui um novo paradigma de formação de profissionais de saúde com
vantagens para o educando, para as famílias e a comunidade, bem como para os
educadores. |
en_US |
dc.language.iso |
eng |
en_US |
dc.publisher |
Brazilian Journal of Development |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Educação comunitária |
en_US |
dc.subject |
Promoção da saúde |
en_US |
dc.subject |
Programa um estudante - uma família |
en_US |
dc.subject |
Unilúrio |
en_US |
dc.subject |
Community education |
en_US |
dc.subject |
Health promotion |
en_US |
dc.title |
Educação comunitária na promoção da saúde como uma estratégia de formação dos profissionais de saúde |
en_US |
dc.title.alternative |
Community education in health promotion as a strategy for training health professionals |
en_US |
dc.type |
article |
en_US |
dc.description.resumo |
Community education programs can play an important role in transmitting knowledge to
prevent illness and promote health in limited resource. It is important to provide healthprofessionals (HP) both with technical/scientific competencies and with local knowledge
of families and communities. To see how education programs for health community-
based, can be used as a multidisciplinary training strategy in the developing countries
with lack of human and financial resources, we resort assessing a program specifically,
the education program Community called “A student, a family” of the Faculty of Health
Sciences, University Lúrio. This assessment revealed that the program “A student, a
family,” favors on the one hand, the integral formation of future professionals and on the
other hand, provide health education to a group of people, enabling them to promote
health. It was noticed that the program “A student, a family” is a new paradigm of training
of health professionals with benefits for both the student as well as for families/
community. |
en_US |