Abstract:
Os programas de educação comunitária podem desempenhar um papel importante na
transmissão de conhecimentos para prevenir doenças e promover a saúde em países em
vias de desenvolvimento, com escassos recursos humanos e financeiros, sendo, por isso,
importante formar profissionais de saúde com competências técnicas, científicas e com
conhecimento da realidade local das famílias e comunidades. A fim de perceber como os
programas de educação comunitária na saúde podem ser usados como uma estratégia de
formação multidisciplinar, recorremos à apreciação de um programa em concreto
designado “Um estudante, Uma família” da Faculdade de Ciências de Saúde da
Universidade Lúrio. Esta apreciação revelou que o programa “Um estudante, Uma
família”, favorece por um lado, a formação integral do futuro profissional e por outro
lado, proporciona uma educação para a saúde a um grupo de pessoas, que permite-lhes
promover a saúde. Concluiu-se com esta avaliação que o programa “Um estudante, Uma
família” constitui um novo paradigma de formação de profissionais de saúde com
vantagens para o educando, para as famílias e a comunidade, bem como para os
educadores.