Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMacuane, José Jaime-
dc.contributor.authorMiambo, Jaime da Cacilda-
dc.date.accessioned2025-06-26T10:57:57Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1424-
dc.description.abstractEsta pesquisa objectiva compreender a dinâmica de Bolsões de Eficácia (BdE’s) no sector público dos estados, com particular atenção para o sector do Ensino Superior público moçambicano, onde procuramos testar a aplicabilidade do conceito de BdE e a possibilidade de emergência de BdE’s no sector. A concretização deste objectivo partiu do recorte das instituições do ensino superior (IES) públicas denominadas de classe A (Universidades, Academias Militares e Paramilitares), com excepção das academias. Com isso, argumenta-se que a despeito de perspectivas generalistas que concebem o ensino superior público moçambicano como carecendo de falta de qualidade e ineficaz, existem instituições do ensino superior públicas com relativa eficácia e/ou desempenho institucional excepcional no sector. Dos dados empíricos recolhidos e com o apoio da própria teoria de BdE’s e do Political Settlement, a pesquisa mostra que a UEM no sector do ensino superior público moçambicano tem elementos suficientes para ser considerada um BdE dentro do sectoren_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectBolsões de eficáciaen_US
dc.subjectSector públicoen_US
dc.subjectEnsino superioren_US
dc.subjectUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectPockets of effectivenessen_US
dc.subjectPublic sectoren_US
dc.subjectUniversity educationen_US
dc.titleEmergência de bolsões de eficácia no ensino superior público em Moçambique? estudo sobre a Universidade Eduardo Mondlane (2011-2023)en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2025-06-26-
dc.description.resumoThe research aims to understand the dynamics of Pockets of Effectiveness in the public sector of the states, with particular attention to the Mozambican public higher education sector, where we seek to test the applicability of the PoE concept and the possibility of emergence of PoE in the sector. The achievement of this objective came from the selection of public higher education institutes (HEI’s) called Class A (Universities, Military and Paramilitary Academies), with the exception of academies. With this, it argued that despite generalist perspectives that conceive the Mozambican public higher education as lacking in quality and ineffective, there are public higher education institutions with relative effectiveness and/or exceptional institutional performance in the sector. From the empirical data collected and with the support of PoE’s theory and Political Settlement, the research shows that the UEM in the Mozambican public higher education sector has sufficient elements to be considered a PoE within the sectoren_US
Appears in Collections:DCPAP - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Miambo, Jaime da Cacilda.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.