Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLanga, Patrício-
dc.contributor.authorNhacudime, Milerte Estêvão-
dc.date.accessioned2025-12-08T11:43:55Z-
dc.date.issued2025-11-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1550-
dc.description.abstractA presente dissertação, intitulada “A escola como recurso no processo de construção e preservação da identidade cultural chopi: uma abordagem a partir da prática da timbila em Zavala”, tem como objetivo central analisar de que forma a escola pode contribuir para a construção e preservação da identidade cultural do povo chopi, tomando como referência a prática da timbila, manifestação cultural Chopi reconhecida como Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A pesquisa parte do pressuposto de que a escola, enquanto espaço de socialização, transmissão de saberes e formação de valores, desempenha um papel relevante na consolidação das identidades culturais locais. No entanto, observa-se que, em muitos contextos, o sistema educativo tende a privilegiar conteúdos universais em detrimento dos saberes tradicionais, o que pode levar ao enfraquecimento das práticas culturais autóctones. Assim, procurou-se compreender como a prática da timbila, presente na vida sociocultural do distrito de Zavala, pode ser integrada nos processos educativos formais e não formais, promovendo o reconhecimento e a valorização da identidade chopi entre os estudantes. A investigação baseou-se em abordagens qualitativas, recorrendo a entrevistas, observações e análise documental, envolvendo professores, alunos e praticantes da timbila. Os resultados evidenciam que a escola, quando reconhece e valoriza os elementos da cultura local, pode tornar- se um espaço privilegiado para a preservação da memória coletiva e a reafirmação da identidade cultural. Verificou-se, ainda, que a inclusão de práticas culturais como a timbila no currículo escolar contribui para o fortalecimento do sentimento de pertença, o respeito pela diversidade e a valorização das tradições. No entanto, conclui-se que a timbila é prática cultural fundamental para a construção da identidade nacional em Moçambique, pois, a introdução da disciplina da timbila, não somente veio projectar a sua divulgação valorização, como contribui para a inclusão epistémica, visto que esta prática, tal como muitas outras de tradição oral, é, na maioria das vezes, colocada na periferia dos centros de saberen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectCulturaen_US
dc.subjectIdentidade culturalen_US
dc.subjectCurrículoen_US
dc.subjectCultura chopien_US
dc.subjectTimbilaen_US
dc.subjectCultural identityen_US
dc.subjectCurriculumen_US
dc.titleA escola como recurso no processo de construção e preservação da identidade cultural Chopi: uma abordagem a partir da prática de timbila em Zavala, Inhambaneen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2025-12-08-
dc.description.resumoThis dissertation, entitled "The school as a resource in the process of constructing and preserving Chopi cultural identity: an approach based on the practice of the timbila in Zavala," aims to analyze how the school can contribute to the construction and preservation of the cultural identity of the Chopi people, taking as a reference the practice of the timbila, a Chopi cultural manifestation recognized as Oral and Intangible Heritage of Humanity by UNESCO. The research is based on the assumption that the school, as a space for socialization, transmission of knowledge, and formation of values, plays a relevant role in the consolidation of local cultural identities. However, it is observed that, in many contexts, the educational system tends to privilege universal content to the detriment of traditional knowledge, which can lead to the weakening of autochthonous cultural practices. Thus, the research sought to understand how the practice of the timbila, present in the sociocultural life of the Zavala district, can be integrated into formal and non-formal educational processes, promoting the recognition and appreciation of Chopi identity among students. The research was based on qualitative approaches, using interviews, observations, and document analysis, involving teachers, students, and timbila practitioners. The results show that when schools recognize and value elements of local culture, they can become a privileged space for preserving collective memory and reaffirming cultural identity. It was also found that the inclusion of cultural practices such as timbila in the school curriculum contributes to strengthening the feeling of belonging, respect for diversity, and the appreciation of traditions. However, it is concluded that timbila is a fundamental cultural practice for the construction of national identity in Mozambique, since the introduction of the timbila discipline not only projected its dissemination and appreciation but also contributed to epistemic inclusion, given that this practice, like many others of oral tradition, is often placed on the periphery of knowledge centersen_US
Appears in Collections:DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Nhacudime, Milerte Estêvão.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.