Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1550| Title: | A escola como recurso no processo de construção e preservação da identidade cultural Chopi: uma abordagem a partir da prática de timbila em Zavala, Inhambane |
| Authors: | Langa, Patrício Nhacudime, Milerte Estêvão |
| Keywords: | Cultura Identidade cultural Currículo Cultura chopi Timbila Cultural identity Curriculum |
| Issue Date: | Nov-2025 |
| Publisher: | Universidade Eduardo Mondlane |
| Abstract: | A presente dissertação, intitulada “A escola como recurso no processo de construção e preservação da identidade cultural chopi: uma abordagem a partir da prática da timbila em Zavala”, tem como objetivo central analisar de que forma a escola pode contribuir para a construção e preservação da identidade cultural do povo chopi, tomando como referência a prática da timbila, manifestação cultural Chopi reconhecida como Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A pesquisa parte do pressuposto de que a escola, enquanto espaço de socialização, transmissão de saberes e formação de valores, desempenha um papel relevante na consolidação das identidades culturais locais. No entanto, observa-se que, em muitos contextos, o sistema educativo tende a privilegiar conteúdos universais em detrimento dos saberes tradicionais, o que pode levar ao enfraquecimento das práticas culturais autóctones. Assim, procurou-se compreender como a prática da timbila, presente na vida sociocultural do distrito de Zavala, pode ser integrada nos processos educativos formais e não formais, promovendo o reconhecimento e a valorização da identidade chopi entre os estudantes. A investigação baseou-se em abordagens qualitativas, recorrendo a entrevistas, observações e análise documental, envolvendo professores, alunos e praticantes da timbila. Os resultados evidenciam que a escola, quando reconhece e valoriza os elementos da cultura local, pode tornar- se um espaço privilegiado para a preservação da memória coletiva e a reafirmação da identidade cultural. Verificou-se, ainda, que a inclusão de práticas culturais como a timbila no currículo escolar contribui para o fortalecimento do sentimento de pertença, o respeito pela diversidade e a valorização das tradições. No entanto, conclui-se que a timbila é prática cultural fundamental para a construção da identidade nacional em Moçambique, pois, a introdução da disciplina da timbila, não somente veio projectar a sua divulgação valorização, como contribui para a inclusão epistémica, visto que esta prática, tal como muitas outras de tradição oral, é, na maioria das vezes, colocada na periferia dos centros de saber |
| URI: | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1550 |
| Appears in Collections: | DFPEC - FACED - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025 - Nhacudime, Milerte Estêvão.pdf | 3.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.