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dc.contributor.advisorMondlane, Bria da Vitória Armando de Sousa-
dc.contributor.authorZimbico, Octávio José-
dc.date.accessioned2025-09-03T08:13:39Z-
dc.date.issued2025-07-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1491-
dc.description.abstractA presente dissertação analisou as acções de promoção da saúde escolar para o melhoramento do Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA) nas Escolas Secundárias Sagrada Família e Gwaza Muthini, no distrito de Marracuene, durante o período de 2022 a 2023. O problema que norteou esta investigação partiu da constatação de que, apesar da existência de directrizes e políticas para a promoção da saúde escolar em Moçambique, observa-se uma fraca implementação das mesmas nas escolas secundárias do distrito de Marracuene, comprometendo o ambiente de aprendizagem e o bem-estar dos alunos. Assim, colocou-se a questão: Até que ponto têm sido desencadeadas acções de promoção da saúde escolar para o melhoramento do PEA nas escolas secundárias Sagrada Família e Gwaza Muthini? Para responder a esta problemática, definiu-se como objectivo geral analisar as acções de promoção da saúde escolar para o melhoramento do PEA nas referidas escolas. Os objectivos específicos incluíram: identificar as directrizes e acções existentes, descrever as percepções dos actores escolares, explicar a relação entre saúde escolar e ensino-aprendizagem, e propor um modelo para melhoria da implementação da política de saúde escolar. A investigação seguiu uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), recorrendo ao estudo de caso como estratégia metodológica. Foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados: inquérito por questionário (dirigido aos alunos), entrevistas semi-estruturadas (aos directores, professores, conselhos escolares e funcionários do SDJT) e observação sistemática do contexto escolar. A amostragem foi estratificada, com um total de 200 participantes. Os dados quantitativos foram tratados no software Microsoft Excel, enquanto os qualitativos foram analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram disparidades na implementação das acções de saúde escolar entre as duas escolas estudadas. Verificou-se que a ESGM enfrenta maiores dificuldades na articulação com o SDJT e outros actores, escassez de recursos materiais e humanos, ausência de formação adequada e fraca mobilização comunitária. Por sua vez, a ESSF mostrou maior alinhamento com as orientações políticas. O estudo conclui que a promoção de saúde escolar está directamente associada à melhoria do desempenho académico, e propõe um modelo de intervenção baseado na integração curricular da educação para a saúde, no envolvimento comunitário e na reestruturação das condições físicas e humanas das escolas.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectSaúde Escolaren_US
dc.subjectProcesso de Ensino e Aprendizagemen_US
dc.subjectPromoção da saúde escolaren_US
dc.titleAcções de promoção da saúde escolar para melhoramento do processo de ensino e aprendizagem (PEA) nas escolas do ensino secundário no distrito de Marracuene. O caso das Escolas Secundárias Sagrada Família e Gwaza Muthini (2022-2023)en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2025-09-02-
dc.description.resumoThis dissertation analysed the actions of school health promotion aimed at improving the Teaching and Learning Process (TLP) at Sagrada Família and Gwaza Muthini Secondary Schools, located in the district of Marracuene, during the period 2022–2023. The research was guided by the problem that, despite the existence of national guidelines and policies for school health promotion in Mozambique, there is still weak implementation of these directives in the secondary schools of Marracuene. This gap compromises both the quality of the learning environment and the well-being of students. In this context, the guiding question was: To what extent have actions of school health promotion been implemented to improve the TLP in the mentioned secondary schools? The general objective was to analyse the actions of school health promotion for the improvement of the TLP. The specific objectives were: to identify existing guidelines and actions, to describe teachers' and students' perceptions, to explain the relationship between school health and the TLP, and to propose a model for improving policy implementation. The study followed a mixed-method approach (quantitative and qualitative), adopting a case study design. Data collection involved the use of questionnaires (administered to students), semi-structured interviews (with school directors, teachers, school council members, and district education officers), and systematic observation of the school context. A stratified sampling technique was used to select a sample of 200 participants. Quantitative data were analysed using Microsoft Excel, while qualitative data were processed through content analysis. The results revealed disparities in the implementation of school health promotion actions between the two schools. The Gwaza Muthini Secondary School showed significant difficulties in coordination with the district education service, resource shortages, lack of staff training, and weak community engagement. On the other hand, Sagrada Família School demonstrated better alignment with policy guidelines. The findings affirm that school health promotion is directly related to improved student academic performance. A proposed model is presented, focusing on integrating health education into the curriculum, involving the school community, and improving physical and human resources in schools.en_US
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