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dc.contributor.advisorBussoti, Luca-
dc.contributor.authorBento, Eunice Ferrão Conde Ussene-
dc.date.accessioned2025-08-14T12:33:00Z-
dc.date.available2025-08-14T12:33:00Z-
dc.date.issued2025-04-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1477-
dc.description.abstractThis dissertation presents a case study in which concepts of gender are discussed and reflected and the way in which they are viewed, from a perspective of equality, in an educational context and as well as the efficiency of the application of policies conducted by entities. competent. Social stereotypes about gender, which in a sometimes unconscious way, mark the attitudes and behaviors of fathers, mothers and teachers are translated and reflected in the gender responses and roles that individuals develop. The development of this study, using a method that comprises an applied nature with a qualitative approach, demonstrates concepts that girls in post-primary education attending grades 8 to 10 are generally in the age group between 13 and 18 years old. deity. These ages have extremely high fertility, fertility and birth rates, often because individuals are very curious about their sexual emancipation and a certain amount of naivety and consistent lack of theoretical and practical knowledge of contraceptive methods and sexual protection and prevention. . It was also possible to conclude that the implementation of the strategic policies of the Ministry of Gender, Children and Social Action with a view to reducing gender inequalities were not efficient as the innards behind the variable vulnerability of the girl are not sufficiently expressive ways to strengthen and offer girls better opportunities, be they social, economic, material, technological, etc.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectGéneroen_US
dc.subjectIgualdades de géneroen_US
dc.subjectAcção Socialen_US
dc.subjectGender equalityen_US
dc.subjectSocial actionen_US
dc.titleDesafios da igualdade de género em Moçambique: caso do ministério do género, criança e acção social, 2015-2019en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta-se um estudo de caso em que se discutem e refletem as conceções de género e o modo como as mesmas são encaradas, numa perspetiva de igualdade, num contexto de educação e bem como a eficiência das aplicação das politicas conduzidas pelas entidades competentes. Os estereótipos sociais sobre o género, que de uma forma por vezes inconsciente, marcam as atitudes e comportamentos dos pais, das mães e dos/as professores/as traduzem-se e refletem-se nas respostas e papéis de género que os indivíduos desenvolvem. O desenvolvimento deste estudo, com recurso ao método que compreende uma natureza aplicada com uma abordagem qualitativa, demonstra conceções de que as raparigas do ensino pós primário frequentando da 8a a 10a classe, encontram-se geralmente na faixa etária entre os 13 e os 18 anos de idade. Estas idades possuem taxas de fecundidade, fertilidade e natalidade extremamente altas, frequentemente porque os indivíduos nutrem de muita curiosidade relativamente à sua emancipação sexual e de uma certa dose de ingenuidade e desconhecimento consistente, teórico e prático, de métodos anticonceptivos e de protecção e prevenção sexual. Foi possível concluir-se ainda que, a implementação das políticas estratégicas do Ministério do Género, Criança e Acção Social na óptica da redução das desigualdades de género não foram eficientes na medida em que as entranhas por de trás da variável vulnerabilidade da rapariga não são suficientemente expressivas para fortificar e oferecer melhores oportunidade as raparigas sejam elas, sociais, económicas, materiais, tecnológicas, etc.en_US
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