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http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1431
Title: | Acordo às 5 horas, varrer quintal, lavar pratos, ir à escola às 6:40: um olhar sobre as estratégias usadas pelas crianças para conciliar trabalho e escola na comunidade de Michangulene e Distrito Municipal Kamavota (2023-2024) |
Authors: | Muianga, Baltazar Arone, Alice Arnaldo |
Keywords: | Criança Trabalho infantil doméstico Desempenho escolar Estratégias de sobrevivência Comunidade de Michangulene Child Child domestic work School performance Survival strategies |
Issue Date: | 2-May-2025 |
Publisher: | Universidade Eduardo Mondlane |
Abstract: | O presente trabalho procura analisar as estratégias usadas pelas crianças para conciliar trabalho infantil doméstico e escola, e verificar em que medida estas estratégias influenciam no desempenho escolar destas crianças. O mesmo foi realizado em duas realidades distintas sendo a rural (Comunidade de Michangulene) e urbana (Cidade de Maputo distrito municipal Kamavota). Em termos de procedimentos metodológicos, o estudo é do tipo qualitativo e no método de procedimento estudo de caso, definimos como técnicas de recolha de dados a observação não participante, a entrevista semi-estrururada, pesquisa bibliográfica e grupo focal. A amostra é composta por (20) crianças, subdividido em dois (2) grupos sendo um (1) grupo de 10 crianças no distrito municipal Kamavota e outras 10 da comunidade de Michangulene incluindo 05 professores como informantes-chave. Para o tratamento dos participantes foram observados minuciosamente as questões éticas aplicáveis nos casos de estudos com crianças. Com recurso a teoria da Estruturação de Anthony Giddens (2003), e a teoria da reprodução interpretativa de William Corsaro (2002), a análise dos dados trouxe os seguintes resultados: (i) analisando as questões de género e contexto socioeconómico constatou-se que há uma maior inserção de meninas nesse tipo de trabalho, o que está ligado a divisão do trabalho tendo em conta o género onde atribui-se às mulheres as responsabilidades domésticas desde a infância; (ii) enquanto actores sociais e com recurso a sua capacidade reflexiva as crianças, lêem e compreendem a realidade em que estão inseridas, e dai no exercício da sua agência elas criam estratégias para conseguir conciliar o trabalho infantil doméstico e a escola e desta forma obterem um bom desempenho escolar; (iii) estas estratégias são funcionais de tal forma que permitem com que as crianças inseridas em trabalho infantil doméstico na realidade pesquisada tenham um bom desempenho escolar |
URI: | http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1431 |
Appears in Collections: | DS - FLCS - Dissertações de Mestrado |
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