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dc.contributor.advisorLanga, Patrício V.-
dc.contributor.advisorRaja, Estácio D. Omar-
dc.contributor.authorCarneiro, Nelson Brito Joaquim-
dc.date.accessioned2025-05-15T11:38:14Z-
dc.date.available2025-05-15T11:38:14Z-
dc.date.issued2025-04-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1408-
dc.description.abstractAs instituições recorrem ao planeamento estratégico como uma ferramenta de operacionalização de mudanças organizacionais impostas pelo ambiente (interno e externo) no qual operam. No entanto, na literatura existem vários relatos da dissociação entre as intenções estratégicas, acções efectivas e resultados estratégicos. Neste contexto, a presente pesquisa buscou analisar quais são os determinantes do processo de implementação estratégica na UEM, dado ao desajuste entre o que a organização pensa e os resultados que efectivamente tem alcançado. Para este propósito, recorreu-se a pesquisa qualitativa com recurso à entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação directa. Os resultados indicam que o planeamento estratégico ao nível da UEM está consolidado, mas que carece de apropriação por parte da comunidade e, deve ser tornado flexível e dinâmico. A implementação estratégica tem linhas gerais definidas, mas as mesmas precisam ser melhor sistematizadas e efectivamente implementadas. Por fim, foram identificados como factores-chave para a implementação estratégica na UEM: a necessidade de disponibilidade de fundos para fazer face às ambições estratégicas, o desenvolvimento das competências técnicas de líderes e gestores, o fortalecimento da cultura de desempenho e responsabilização, a adequação da estrutura organizacional ao modelo de Universidade de Investigação (UdI), e a melhoria dos canais de comunicação e sistemas de gestão estratégica. Portanto, pode-se concluir que a liderança institucional demonstra compromisso político com a agenda estratégica, mas carece de apoio organizacional e orçamental proporcional às ambições delineadas.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectImplementação estratégicaen_US
dc.subjectInstituições de Ensino Superioren_US
dc.subjectUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.titleDeterminantes para uma implementação estratégica efectiva em instituições de ensino superior: um estudo exploratório da Universidade Eduardo Mondlane (2011-2021)en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoInstitutions use strategic planning as an operationalization tool of organizational changes imposed by the environment (internal and external) in which they operate. Node However, in the literature there are several reports of the dissociation between strategic intentions, actions effective and strategic results. In this context, the present research sought to analyze what are the determinants of the strategic implementation process in the UEM, given the mismatch between the what the organization thinks and the results it has actually achieved. For this purpose, qualitative research was used using semi-structured interviews, documentary analysis and direct observation. The results indicate that strategic planning at the UEM level is consolidated, but which lacks community ownership and must be made flexible and dynamic. Strategic implementation has defined general lines, but these need to be better systematized and effectively implemented. Finally, they were identified as key factors for strategic implementation in the UEM: the need for availability of funds to meet strategic ambitions, the development of technical skills of leaders and managers, strengthening the culture of performance and accountability, adapting the organizational structure to the Research University (UdI) model, and the improvement of channels communication and strategic management systems. Therefore, it can be concluded that leadership institutional demonstrates political commitment to the strategic agenda, but lacks support organizational and budgetary proportional to the outlined ambitions.(TRADUÇÃO NOSSA)en_US
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