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dc.contributor.advisorMiguel, João-
dc.contributor.advisorVieira, Toni André Scharlau-
dc.contributor.authorMangue, Aida Aurora Madope-
dc.date.accessioned2024-05-09T12:57:53Z-
dc.date.available2024-05-09T12:57:53Z-
dc.date.issued2023-06-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/933-
dc.description.abstractA presente dissertação faz um estudo sobre a forma como as rádios comunitárias (RCs) têm desempenhado um papel importante nos processos de desenvolvimento e fortalecimento sociopolítico das comunidades e das organizações sociais locais ligadas a elas. No contexto Africano, isso fica ainda mais presente devido à situação econômica, às características geográficas e às baixas taxas de alfabetização. Nessa pesquisa, apresenta-se um panorama contemporâneo das rádios comunitárias em Moçambique, bem como um histórico da criação das mesmas. Relaciona-se os eventos com a perspectiva da Comunicação para o Desenvolvimento, mostrando, assim, de que forma as emissoras foram estruturadas e apontando como são realizadas as actividades actualmente na perspectiva de compreender perfis de programação, formas de manutenção e relacionamento com os públicos. Destaca-se, também, a legislação moçambicana vigente em estudo realizado a partir de entrevistas e observação dos sites das duas entidades que coordenam os trabalhos das rádios comunitárias em Moçambique, o Instituto de Comunicação Social (ICS) e o Fórum Nacional das Rádios Comunitárias (FORCOM). Por fim, aponta-se perspectivas para ampliar o trabalho de jornalismo local e hiper local, levando-se em conta o conceito de Comunicação para o Desenvolvimento e seu papel no dia-a-dia de funcionamento das emissoras comunitárias em Moçambique. Apresenta-se, ainda, as possibilidades de incrementar acções das rádios moçambicanas a partir do uso de teorias e prácticas baseadas nas experiências de Mário Kaplun, Paulo Freire, entre outros, apontando para políticas e acções que consolidem essas emissoras como um forte instrumento de agregação e integração comunitária a partir da Educomunicação.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectComunicaçãoen_US
dc.subjectRádios comunitáriasen_US
dc.subjectEducomunicaçãoen_US
dc.subjectExtensão universitáriaen_US
dc.titleAs rádios comunitárias e a produção de conteúdos perspectivas de desenvolvimento comunitário e humano na interface com educomunicação potencialidades no trabalho do ICS E FORCOMen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.resumoThe present dissertation studies the way in which community radios (RCs) have played an important role in the processes of sociopolitical development and strengthening of communities and local social organizations linked to them. In the African context, this is even more present due to the economic situation, geographic characteristics and low literacy rates. This research presents a contemporary overview of community radios in Mozambique, as well as a history of their creation. The events are related to the perspective of Communication for Development, thus showing how the stations were structured and pointing out how activities are currently carried out with a view to understanding programming profiles, forms of maintenance and relationship with the public. Also noteworthy is the current Mozambican legislation in a study carried out based on interviews and observation of the websites of the two entities that coordinate the work of community radios in Mozambique, the Institute of Social Communication (ICS) and the National Forum of Community Radios (FORCEM). Finally, perspectives are pointed out to expand the work of local and hyper local journalism, taking into account the concept of Communication for Development and its role in the day-to- day operation of community broadcasters in Mozambique. It also presents the possibilities of increasing the actions of Mozambican radios from the use of theories and practices based on the experiences of Mário Kaplun, Paulo Freire, among others, pointing to policies and actions that consolidate these stations as a strong instrument of aggregation. and community integration through Educommunication.en_US
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