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dc.contributor.advisorZimbico, Octávio José-
dc.contributor.authorMomade, Herma Kátia Mário-
dc.date.accessioned2024-04-16T12:03:27Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/910-
dc.description.abstractThe present dissertation aimed to analyze the relationship between leadership strategies and institutional capacity for managing labor conflicts at Completa Primary School Unit 2 during the period of 2022-2023. In the course of this study, a mixed-method research approach was employed, involving the selection of a sample of 54 participants through simple random sampling. Data were collected using closed questionnaires, semi-structured interviews, and non-participant observation, and were analyzed using SPSS, Microsoft Excel, and thematic content analysis technique. The results demonstrated that among the primary leadership strategies adopted at the school during the study period, participants considered active participation of stakeholders in the Education Project, continuous empowerment of employees, and sharing of vision by managers with the institution. Regarding the conflict management process implemented at Completa Primary School Unit 2, the results confirmed that participants had a negative evaluation of how managers handle conflicts at the school level; statistical analysis revealed an overall average of (mean = 2.99), (Σ = 1.25), indicating a negative appreciation of the procedures used in conflict management at the school. Concerning the relationship between leadership strategies and institutional capacity for managing labor conflicts at Completa Primary School Unit 2, it was found that there is no positive relationship between leadership strategies and institutional capacity for managing labor conflicts at the school. Based on these conclusions, it is recommended that leadership processes take into account the school's macro structure, as well as its members in general, aiming to develop efficient leadership strategies that establish clear policies and procedures for conflict management, promote active participation of stakeholders in strategic action plans in school decisions and processes, and invest in continuous employee empowerment by providing professional development opportunities, training, and workshops related to conflict management and leadershipen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectGestão de conflitos laboraisen_US
dc.subjectEstratégias de liderançaen_US
dc.subjectElementos da mediaçãoen_US
dc.subjectLabor dispute managementen_US
dc.subjectLeadership strategiesen_US
dc.subjectElements of mediationen_US
dc.titleA liderança escolar e capacidade institucional de gestão de conflitos laborais nas instituições de ensino básico: o caso da Escola Primária Completa Unidade 2 (ESG1) [2022-2023]en_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2024-04-15-
dc.description.resumoA presente dissertação teve como objectivo, analisar a relação entre as estratégias de liderança e a capacidade institucional de gestão de conflitos laborais na Escola Primária Completa Unidade 2 no período de 2022-2023. Durante a elaboração, recorreu-se a abordagem de pesquisa mista, através da selecção de uma amostra de 54 participantes, baseado na amostragem casual simples e os dados foram colhidos através do questionário fechado, entrevista semi-estruturada e a observação não-participante, analisados através do SPSS, Microsoft Excel e a técnica de análise de conteúdo temática e categorial. Os resultados demonstraram que nas principais estratégias de liderança adoptadas na Escola no período em estudo, os participantes consideraram a participação activa dos intervenientes do PEA, capacitação contínua dos colaboradores e partilha da visão pelos gestores com a instituição. Em relação ao processo de gestão de conflitos implementado na Escola Primária Completa Unidade 2, os resultados corroboraram que há uma avaliação negativa dos participantes relativamente a forma como os gestores gerem os conflitos a nível da escola; através das análises estatísticas, foi possível apurar uma média global de ( =2,99), (Σ=1,25), demonstrando uma apreciação negativa em relação aos procedimentos usados aquando da gestão de conflitos na escola. No que diz respeito a relação entre estratégias de liderança e capacidade institucional de gestão de conflitos laborais na Escola Primária Completa Unidade 2, apurou-se que não há uma relação positiva entre as estratégias de liderança e capacidade institucional de gestão de conflitos laborais na escola. Face a essas conclusões, recomenda-se que exerçam o processo de liderança tendo em conta a estrutura macro da escola, assim como os membros em geral, no intuito de desenvolver estratégias de liderança eficientes, que desenvolvam políticas e procedimentos claros para a gestão de conflitos, promovam a participação activa dos intervenientes do plano estratégico de acção nas decisões e processos da escola, e invistam na capacitação contínua dos colaboradores, fornecendo oportunidades de desenvolvimento profissional, treinamentos e workshops relacionados à gestão de conflitos e liderançaen_US
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