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dc.contributor.authorChimbutane, Feliciano-
dc.date.accessioned2023-09-04T10:07:53Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationChimbutane, F. (2015) O Uso da L1 dos Alunos como Recurso no Processo de Ensino e Aprendizagem de/em Português/L2: O Contexto de Ensino Bilingue em Moçambique. Revista Científica da UEM, Série Ciências Sociais, 1 (1): 7–25.en_US
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/800-
dc.description.abstractCombining discourse analysis and ethnographic methods, I explore language practices in the classroom and bilingual education teachers’ beliefs and attitudes toward the use of pupils’ first language in the teaching and learning process in/of Portuguese as a second language. The data analysed in this study come from my classroom observations and from my interactions with bilingual education teachers in my research and evaluation missions of this form of education in Mozambique. Drawing on earlier studies on codeswitching, the analytical approach adopted in this study is that classroom discursive practices and teachers’ positions and attitudes toward languages are shaped by specific sociopolitical and educational conditions in which they occur, hence the need to interpret those language practices, beliefs and attitudes within these contexts. The analysis also takes an interdisciplinary perspective, making use of knowledge and results from studies of sociolinguistic, psycholinguistic and pedagogic nature. My key argument is that, in the learning and teaching process, codeswitching is a communicative and pedagogic strategy that, once optimally used, can enhance classroom communication as well as pupils’ learning in/of the Portuguese language, especially considering that this is a second language for the majority of Mozambican children.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.rightsopenAcessen_US
dc.subjectAlternância de códigosen_US
dc.subjectEnsino bilingueen_US
dc.subjectLíngua maternaen_US
dc.subjectLíngua segundaen_US
dc.titleO uso da L1 dos alunos como recurso no processo de ensino e aprendizagem de/em português/L2: o contexto de ensino bilingue em Moçambiqueen_US
dc.typearticleen_US
dc.description.embargo2015-
dc.description.resumoNeste artigo, combinamos o método etnográfico e a análise de discurso para explorar as práticas linguísticas na sala de aula, crenças e atitudes de professores do ensino bilingue em relação ao uso da língua materna dos alunos no ensino/aprendizagem de/em Português como língua segunda. Os dados de análise são resultado da nossa observação de aulas e interacção com professores do ensino bilingue, em missões de investigação e avaliação desta modalidade de ensino em Moçambique. Tendo como base estudos anteriores sobre alternância de códigos (‘codeswitching’), a perspectiva analítica adoptada neste estudo localiza as práticas discursivas na sala de aula bem como as posições e as atitudes linguísticas dos professores nos contextos sociopolítico e educacional em que se manifestam. A análise adopta também uma perspectiva interdisciplinar, fazendo uso de conhecimentos e resultados de estudos de natureza sociolinguística, psicolinguística e pedagógica. O nosso argumento de base é que a alternância de códigos no processo de ensino/aprendizagem é uma estratégia comunicativa e pedagógica que, uma vez usada de forma óptima, pode melhorar a comunicação na sala de aula e os resultados da aprendizagem de/em Português, em particular considerando que esta é uma língua segunda para a maior parte das crianças moçambicanas.en_US
dc.journalRevista Científica da Universidade Eduardo Mondlaneen_US
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