Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorManuel, Carlos J.-
dc.contributor.authorMatusse, Eugénio Custódio-
dc.date.accessioned2021-09-25T02:02:41Z-
dc.date.available2021-09-25T02:02:41Z-
dc.date.issued2020-06-20-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/500-
dc.description.abstractO trabalho tem como objectivo geral avaliar as metodologias de ensino da construção de sentido ao nível da escrita do texto expositivo-argumentativo no nível pré-universitário do Ensino Secundário Geral em Moçambique. Tem como objectivos específicos: observar como é que se trabalha a fase da pré-escrita do texto expositivo-argumentativo; verificar se na fase de produção textual os aprendentes recebem input compreensível através do parágrafo e verificar se na fase de correcção dos textos usa-se a revisão de pares para cultivar a capacidade de análise crítica dos alunos sobre os seus textos. Os dados foram recolhidos em duas escolas secundárias do ensino público e privado. O trabalho seguiu uma perspectiva metodológica qualitativa e os dados foram recolhidos por meio de observação de 45 aulas da 11a e 12a classes, entrevistas aos professores e uma análise aos programas e manuais de ensino da disciplina de português da 11a e 12aclasses. A sustentação teórica foi com base em autores como Krashen (1998), Vigotsky (1991), Moreno e Guedes (1979), Tomasello (2005), Hacker (2000) e Reis (1997). Estes autores contribuíram com o seu saber na área de ensinoe aprendizagem de línguas, em geral, e na de escrita,em particular. As principais conclusões a que o trabalho chegou apontam para a não incidência no ensino da escrita como processo que parte da pré-escrita, passa pela escrita e termina com a fase da pós-escrita. A escrita é vista apenas como um produto. E, como recomendações, o trabalho aponta para incidência na escrita como processo e que siga todos os passos previstos. Recomendamos também que haja demonstração desses passos por parte do professor e que este seja treinado no ensino da escrita como processo (e não produto)durante a sua formaçãoen_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectTexto expositivo-argumentativoen_US
dc.subjectEstratégias metodológicasen_US
dc.subjectConstrução de sentidoen_US
dc.subjectParágrafoen_US
dc.subjectBuilding blocksen_US
dc.titleEnsino de escrita através do Texto Expositivo-Argumentativo: análise das estratégias metodológicas dos professores do ensino secundário geral de Moçambiqueen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe main objective of the present study is to evaluate teaching methodologies in the construction of meaning when writing expositive – argumentative texts at the high school. It has (3) three specific objectives: to observe how pre-writing of an expositive-argumentative textis prepared; to verify if during the stages of text production, the learners are given comprehensive input, by means of paragraphs and to verify if during revision,peer work is used, in order to bring about critical analyses on the part of the students when looking aback at texts own. Data were collected from twosecondary schools, one public and the other private. This work followed a qualitative methodology and the data were collected through interviews to teachers; observation of 45 lessons of Grade 11 and 12, analysis of the Portuguese curriculum and textbooks of theaforementionedGrades. The theoretical framework of the work was based on authors such as Krashen (1998), Vigotsky (1991), Moreno and Guides (1979), Tomasello (2005), Hacker (2000) and Reis (1997). These authors contributed with their knowledge in the field of language teaching in general and writing teaching, in particular. The main conclusions of thestudy indicate that there is a lack of focus on writing as process, which goes all the way from pre-writing, through writing to post-writing. Writing is simply seen as a product. In terms of recommendations, the study suggests a change in the teaching approach in order to focus on writing as process, thusfollowing all the stages foreseen above. It also recommend that teachers demonstrate what they teach in the classroom and that they should be trainedin the teaching of writing as a processen_US
Appears in Collections:DLL - FLCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Matusse, Eugénio Custódio.pdf535.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.