Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/499
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chimbutane, Feliciano Salvador | - |
dc.contributor.advisor | Firmino, Gregório Domingos | - |
dc.contributor.advisor | Patel, Samima | - |
dc.contributor.author | Cumbane, Silvestre Sebastião | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-25T01:58:34Z | - |
dc.date.available | 2021-09-25T01:58:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-14 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/499 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação explora a relação entre língua, educação e comunidade. Baseando-nos no processo histórico do Sistema Nacional da Educação e nos conceitos de cidadania linguística e fundos de conhecimentos, analisamos a educação para cidadania em Moçambique, concretamente o empoderamento das comunidades e dos saberes locais na educação bilingue, como um dos impactos das orientações ideológicas e políticas que regem a recente reforma educacional no país. Partindo da ideia de que a educação bilingue traz, dentre vários aspectos, abertura para maior participação da comunidade no processo de ensino e aprendizagem e o facto de alguns estudos como o de Chimbutane (2018) mostrarem descompasso entre a legislação relevante e as práticas, colocámos a seguinte questão: Até que ponto a educação bilingue em Moçambique permite a participação das comunidades como agentes activos da educação? Esta pesquisa, de natureza qualitativa e baseada na Etnografia Linguística e em técnicas da etnografia, nomeadamente, a observação, a entrevista, o questionário e a tomada de notas, analisa dados recolhidos nas Escolas Primárias Completas (EPCs) de Musevene, no Distrito de Matutuine, e Xamisava, na Manhiça, que envolveu 16 professores, 2 direcções das escolas, 4 grupos focais de 5 membros das comunidades e 2 representantes da ADPP-Moçambique. O estudo verificou que (i) a comunidade pouco participa como agente activo no processo de ensino e aprendizagem, (ii) a escola e o seu conhecimento continuam sendo sobrevalorizados em detrimento da comunidade e seu conhecimento. O estudo notou ainda que há elementos suficientes que podem permitir maior participação activa da comunidade na educação dos seus educandos | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.publisher | Universidade Eduardo Mondlane | en_US |
dc.subject | Educação bilingue | en_US |
dc.subject | Educação para cidadania | en_US |
dc.subject | Cidadania linguística | en_US |
dc.subject | Empoderamento comunitário | en_US |
dc.title | A educação bilingue em Moçambique e o empoderamento das comunidades | en_US |
dc.type | thesis | en_US |
dc.embargo.terms | openAcess | en_US |
dc.description.resumo | This dissertation explores the relationship between language, education and community. Basedon the historical process of the National Education System (Sistema Nacional de Educação) andon the concepts of linguistic citizenship and funds of knowledge, we analyze education forcitizenship in Mozambique, specifically the empowerment of community and its knowledge inbilingual education as one of the impacts of the ideological and political orientations that governthe recent educational reform in our country. Based on the idea that bilingual education brings, among several aspects, openness for greatercommunity participation in the teaching and learning process and the fact that some studies, suchas Chimbutane (2018), show a mismatch between legislation and practices, we ask: to whatextent does bilingual education in Mozambique allow communities to participate as active agentsin education? This is a qualitative research based on the Linguistic Ethnography method and ethnographictechniques, namely observation, interview, questionnaire and note taking. It analyzes datacollected at Musevene Primary School, in Matutuine District, and at Xamisava Primary School,in Manhiça, which involved 16 teachers, 2 school managers, 4 focus groups of five members ofthe community each and 2 representatives of ADPP-Mozambique. The study found that (i) the community has little participation as an active agent in the teachingand learning process, (ii) the school and its knowledge continue to be overvalued to the detrimentof the communities and their knowledge. The study also noted that there are sufficient elementsthat can allow greater active participation of community in the education of its students. | en_US |
Appears in Collections: | DLL - FLCS - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Cumbane, Silvestre Sebastião .pdf | 7.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.