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dc.contributor.advisorGonçalves, António Cipriano Parafino-
dc.contributor.authorNhanice, Jose Bambo-
dc.date.accessioned2021-09-13T13:15:08Z-
dc.date.available2021-09-13T13:15:08Z-
dc.date.issued2013-01-09-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/452-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educaçãoen_US
dc.description.abstractThis study analyzes the role of the School Council in the Democratic Management of Education, taking as an example the experiences of the Complete Primary Schools “3 de Fevereiro” in the city of Maputo and “29 de Setembro” in the district of Marracuene, Maputo province, to contribute to the identification of proposals that lead to the strengthening of School Councils. In the development of this research, the methodological procedures of qualitative research were followed and it was subsidized by statistical treatment in the analysis of the responses to the questionnaires and interviews. The interviews were applied to school managers, namely: two school directors, a pedagogical director of EPC “29 de Setembro” and the head of the EPC Secretariat “3 de Fevereiro”. Two questionnaires were prepared, one applied to a group of members of the School Council made up of four students and the other applied to the remaining members consisting of: five teachers, three administrative employees and six parents / community of the two schools. During the survey, a meeting of the 29 de Setembro Primary School Council was attended, whose agenda was the election of the president and secretary of the School Council. The study identified a violation of the rules governing the constitution of the School Councils, because in addition to the principal, who is the only member exempt from the election, there are other nominees and not elected on the boards of the two schools. The study also showed that, despite the participation of community members in the School Council meetings, in practice, they have little role in the course of the meetings, which still shows a strong influence of the teachers' segment on the type of decisions made by C.E. The study also found that the School Councils are directed by the school principals, given the constant absences of the respective presidents, who, in general, come from the parents' segment. Thus, from the analysis of the questionnaires, interviews and the assisted meeting, the study concluded that democratic management through the School Council has not yet been appropriated by the different actors in the teaching and learning process, especially parents or guardians (TRADUÇÃO NOSSA)en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectGestão escolaren_US
dc.subjectConselho de escolaen_US
dc.subjectGestão democráticaen_US
dc.titleO papel do conselho de escola na gestão democrática da escola básica: as lições da experiência das escolas primárias completas “3 de Fevereiro”da cidade de Maputo e “29 de Setembro” do distrito de Marracueneen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoEste estudo analisa o papel do Conselho de Escola na Gestão Democrática da Educação, tomando como exemplos as experiências das Escolas Primárias Completas “3 de Fevereiro”da cidade de Maputo e “29 de Setembro” do distrito de Marracuene, província de Maputo, de modo a contribuir para identificação de propostas que levem ao fortalecimento dos Conselhos de Escola. No desenvolvimento desta pesquisa seguiu-se os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa e foi subsidiado por tratamento estatístico na análise das respostas dos questionários e entrevistas. As entrevistas foram aplicadas aos gestores de escolas, nomeadamente: dois directores de escolas, um director pedagógico da EPC “29 de Setembro” e o chefe da Secretaria da EPC “3 de Fevereiro”. Foram elaborados dois questionários, um aplicado a um grupo de membros do Conselho de Escola composto por quatro alunos e o outro aplicado aos restantes membros constituído por : cinco professores, três funcionários administrativos e seis pais/comunidade das duas escolas. Durante a pesquisa assistiu-se à uma reunião do Conselho da Escola Primária 29 de Setembro, cuja agenda era a eleição do presidente e secretário do Conselho de Escola. O estudo identificou a violação das normas que regem a constituição dos Conselhos de Escola, pois além do director, que é o único membro isento da eleição, existem outros indicados e não eleitos nos conselhos das duas escolas. O estudo mostrou, também que, apesar da participação dos membros da comunidade nas reuniões do Conselho de Escola, na prática, eles têm pouco protagonismo no decurso dos encontros, o que mostra ainda forte influência do segmento dos professores no tipo de decisões tomadas pelo C.E. O estudo verificou ainda que os Conselhos de Escolas são dirigidos pelos directores de escolas, dadas as ausências constantes dos respectivos presidentes que, no geral, são provenientes do segmento dos pais. Assim, a partir da análise dos questionários, entrevistas e da reunião assistida, o estudo concluiu que a gestão democrática através do Conselho de Escola ainda não foi apropriada pelos diferentes intervenientes do processo de ensino e aprendizagem, sobretudo dos pais ou encarregados de Educaçãoen_US
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