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Title: Efeitos do processo de construção da identidade organizacional nos resultados de produtividade - competitividade: estudo de caso de uma empresa moçambicana
Authors: Silva, Sandro Márcio da
Laisse, Sara Antónia Jona
Moreira, Lecy Rodrigues
Keywords: Cultura organizacional
Processo produtividade-competitividade
Issue Date: 17-Sep-2006
Publisher: Instituto Superior Politécnico e Universitário
Abstract: Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicada, desenvolvida através de um estudo de caso quali-quantitativo, realizado em campo na sede de uma das empresas de Moçambique do sector bancário, que analisou os efeitos do processo de construção da identidade organizacional nos resultados de produtividade-competitividade. Esta pesquisa reveste-se de capital importância dada a raridade, em Moçambique, de trabalhos concernentes ao tema. A realização da pesquisa teve como motivação o facto de se ter verificado que uma organização, embora tenha traçado como visão institucional ser provedora preferencial de produtos financeiros no mercado moçambicano, desde 1999, não se coloca nos melhores lugares do ranking das empresas moçambicanas. Este fenómeno despertou na pesquisadora a curiosidade de verificar o(s) motivo(s). Partiu-se da hipótese de que as estratégias utilizadas durante o processo de reestruturação de gestão de empresa estatal para empresa privada não foram assimiladas por seus sujeitos-trabalhadores, isto é, não ocorreu o processo de identidade organizacional por parte dos funcionários da organização. Em decorrência, haveria um choque entre a visão da empresa, a missão da empresa e o comportamento de seus funcionários. Para a validação ou refutação dessa hipótese, utilizaram-se os seguintes instrumentos de colecta e análise de dados: a) pesquisa documental, b) formulário elaborado pela pesquisadora para mensurar a percepção dos trabalhadores quanto à sua identificação e seu comprometimento com a instituição em estudo, c) questionário padronizado Organizational Culture Assessment Instrument (OCAI) denominado Competing Value Model (CVM) ou Modelo de Valores Competitivos (MVC); d) relatos de sujeitos-trabalhadores, e) observação participante. A amostra foi do tipo não probabilístico, selecionada por acessibilidade. O formulário foi aplicado em 60 pessoas e o MVC em 31. A análise de dados foi feita quantitativamente através do sistema Statistical Pachage for Social Sciences (SPSS) e, qualitativamente, através da interpretação da análise documental do Plano estratégico da instituição 2003-2004, de reportagens veiculadas em jornais e revistas que analisaram a vida da instituição, bem como da análise do discurso dos participantes. Os resultados foram analisados comparando-se os dois tipos de gestão (estatal e privada). A conclusão a que se chegou é que será necessária uma reestruturação na estratégia de gestão atual (privada) para que a organização possa alavancar os processos de socialização de trabalhadores de modo a tornar possível a integração entre identidade organizacional e comprometimento organizacional. Factores que comprovadamente estão interferindo no processo de produtividade-competitividade. Verificou-se que os nós de estrangulamento concernentes à empresa são similares às urgências definidas pela Agenda Nacional moçambicana que preconiza os pilares: “saber ser, saber conhecer, saber fazer e saber viver juntos com os outros”. Embora seja divulgada a visão institucional, a operacionalização para se alcançar a produtividade-competitividade não foi eficaz, de maneira a superar os desafios apresentados pelo contexto institucional e do mercado mundial (visão institucional), dificultando a promoção da instituição para lugares significativos do mercado financeiro, em Moçambique.
Description: Dissertações de Mestrado em Recursos Humanos
URI: http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/4
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