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dc.contributor.advisorBaker, Colin-
dc.contributor.authorDias, Maria da Conceição Loureiro-
dc.date.accessioned2021-09-02T13:09:57Z-
dc.date.available2021-09-02T13:09:57Z-
dc.date.issued1998-09-04-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/391-
dc.description.abstractThis thesis concerns ideas and practices quality assurance systems, quality enhancement and performance indicators in higher education. The quality of higher education is important in a country's economic and social development and its enhancement is a major objective of any higher education system. There has been an increasing demand for institutions of higher education to be accountable and make their activities more transparent to their consumers and to society as a whole. Therefore, institutions have become more explicit about their aims and the methods used to achieve such aims. Also, the monitoring of inputs, processes and outcomes of a University has now become widely accepted. The context for the study of quality management in higher education is the Eduardo Mondlane University (UEM) in Mozambique. This thesis aims to analyze the quality assurance procedures currently in existence at Eduardo Mondlane University (UEM), to examine recent and ongoing efforts to build capacity, to consider a range of options for increased efficiency and effectiveness, and to make recommendations for quality management at UEM. Examples of British Universities already engaged in quality assurance initiatives are analyzed and their relevance to UEM is discussed. This thesis comprises nine chapters. The first chapter contextualizes the thesis by considering the historical background to Mozambique. Chapters two and three discuss styles and strategies of managing quality, and ways of monitoring the performance of educational institutions. Chapter four examines arrangements in selected U.K. Universities for quality assurance. Chapters five to eight outline the methodology used to collect the research evidence and discuss the main results from the survey research conducted at UEM. Four main aspects of quality assurance at UEM form the focus of the research: the quality assurance of admission procedures, the quality assurance of teaching and learning, the quality assurance of student development and support, and a framework for quality enhancement. The concluding chapter presents a summary of the main findings as well as recommendations for quality enhancement at UEM. A list of performance indicators is provided along with suggestions for further research on quality assurance at UEMen_US
dc.language.isoengen_US
dc.publisherUniversity of Waleen_US
dc.subjectEducaçãoen_US
dc.subjectGestão de qualidadeen_US
dc.subjectInstituições de Ensino Superioren_US
dc.titleQuality management in higher education in Mozambiqueen_US
dc.typethesisen_US
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoEsta tese trata de ideias e práticas de sistemas de garantia de qualidade, melhoria da qualidade e indicadores de desempenho no ensino superior. A qualidade do ensino superior é importante para o desenvolvimento econômico e social de um país e seu aprimoramento é um dos principais objetivos de qualquer sistema de ensino superior. Tem havido uma demanda crescente para que as instituições de ensino superior sejam responsáveis ​​e tornem suas atividades mais transparentes para seus consumidores e para a sociedade como um todo. Portanto, as instituições tornaram-se mais explícitas sobre seus objetivos e os métodos usados ​​para alcançá-los. Além disso, o monitoramento de entradas, processos e resultados de uma universidade agora se tornou amplamente aceito. O contexto para o estudo da gestão da qualidade no ensino superior é a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Moçambique. Esta tese tem como objetivo analisar os procedimentos de garantia de qualidade atualmente existentes na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), examinar os esforços recentes e em andamento para construir capacidade, considerar uma gama de opções para aumentar a eficiência e eficácia e fazer recomendações para a gestão da qualidade UEM. Exemplos de universidades britânicas já engajadas em iniciativas de garantia de qualidade são analisados ​​e sua relevância para a UEM é discutida. Esta tese é composta por nove capítulos. O primeiro capítulo contextualiza a tese considerando os antecedentes históricos de Moçambique. Os capítulos dois e três discutem estilos e estratégias de gestão da qualidade e formas de monitorar o desempenho das instituições educacionais. O capítulo quatro examina acordos em universidades selecionadas do Reino Unido para garantia de qualidade. Os capítulos cinco a oito descrevem a metodologia usada para coletar as evidências da pesquisa e discutem os principais resultados da pesquisa de opinião realizada na UEM. Quatro aspectos principais da garantia da qualidade na UEM formam o foco da pesquisa: a garantia da qualidade dos procedimentos de admissão, a garantia da qualidade do ensino e aprendizagem, a garantia da qualidade do desenvolvimento e apoio do aluno e uma estrutura para melhoria da qualidade. O capítulo final apresenta um resumo das principais descobertas, bem como recomendações para o aprimoramento da qualidade na UEM. Uma lista de indicadores de desempenho é fornecida junto com sugestões para pesquisas futuras sobre garantia de qualidade na UEMen_US
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