Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.uem.mz/handle258/175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJanuário, Francisco Maria-
dc.contributor.advisorHuillet, Danielle Jeanne Georgette-
dc.contributor.advisorFagilde, Sarifa A.-
dc.contributor.authorFazenda, Rodrigues Zicai-
dc.date.accessioned2021-08-22T12:43:40Z-
dc.date.issued2013-06-07-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/175-
dc.description.abstractO presente estudo visa compreender o papel da Matemática Discreta nos cursos de Informática, tendo sido formulada a seguinte questão de pesquisa: Qual é o papel da Matemática Discreta nos cursos de Informática leccionados nas IES Moçambicanas? Para responder a questão, optou-se por uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa. A recolha de dados, numa primeira fase, foi baseada num pré-teste objectivando perceber o nivel de respostas que seriam dadas pelos respondentes ao questionário de uso geral no que diz respeito à qualidade dessas mesmas respostas, por um lado as possíveis questões a acrescentar e por outro a eliminar para a versão final do questionário. As perguntas seguiam uma escala de tipo Likert com 4 (quatro) ou 5 (cinco) categorias, o que permitiu a aplicação de técnicas estatísticas usadas no estudo. O questionário é composto por 39 itens distribuídos em 3 (três) grupos: (i) Dados sócio- demográficos, (ii) Percurso Formativo e (iii) Aspectos Pedagógicos. A aplicação do questionário aconteceu no período entre Agosto e Setembro de 2010. Pelo facto do número de professores ser bastante reduzido foi elaborado e conduzidas entrevistas. O guião, manteve as perguntas exactamente na sequência com que tinham sido elaboradas para o questionário. Também foram feitas assistências de algumas aulas, avaliação dos manuais e avaliação dos cadernos dos estudantes. A população do estudo foi constituída por professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Informática das IES Moçambicanas. Desta população, foi seleccionada uma amostra composta por 148 estudantes finalistas e 3 professores de Matemática Discreta das IES que leccionam a disciplina. Assim sendo, responderam ao questionário 78 estudantes da UEM, 14 estudantes da USTM, 25 estudantes da UDM, 13 estudantes do ISUTC e 18 estudantes do ISCTEM, perfazendo o total de 148 estudantes e 3 professores entrevistados que leccionam a disciplina nas Intituições de Ensino Superior que participaram nesse estudo. Do estudo chegou- se à conclusão de que, os estudantes e os docentes não tem uma boa percepção sobre a disciplina; os manuais, os cadernos tanto como os momentos de assistência de aulas apontam existir uma relação linear e sequencial com o plano temático da disciplina; os objectivos inscritos nos planos temáticos não são claros para os informáticos porque apontam serem para Matemática Pura, daí que embora operacionalizados não atinjam os objectivos finais a que a disciplina se propõem cumprir no ciclo informático; os estudantes consideraram a disciplina ser importante e que existe x mesmo ligação entre os conteúdos da disciplina com os de informática; os manuais (dos estudantes/professores) usados nas IES alcançam uma parte significativa das matérias leccionadas na Matemática Discreta; a Matemática Discreta é a base de todo o círculo informático porque não se pode compreender a relação entre as disciplinas de informática, no curriculo, sem o envolvimento da Matemática Discreta ; tanto os estudantes como os docentes; consideram que as disciplinas de Estrutura de dados, Base de dados, Inteligência Artificial e Segurança são suficientes para explicar a relação entre as disciplinas de informática e a Matemática Discreta, o que não completa o ciclo informático; a teoria de conjuntos e o cálculo de predicados expressam matematicamente raciocínios lógicos sem ambiguidades, o que é fundamental na eliminação de possíveis ambiguidades na escrita de programas por parte de futuros informáticos quando atingirem o nível de programadores; a Matemática Discreta tem o papel de prover ferramentas sobre conjuntos, árvores, autómatas, grafos, Linguagens entre outros que auxiliam na rapidez de algorítmos, linguagens de computadores sem ambiguidades, implementação de lógica nos dispositivos electrónicos/informáticos sem ambiguidades entre outras funções, daí que deve-se reparar nos objectivos da disciplina nos cursos de informática para que se adequem a realidade informática da sala de aulas, nos manuais e fundamentalmente nos planos temáticos. Recomenda-se que, o TRANS incorpore na Matemática Discreta os temas Gramática, Autómatas e Linguagens de Gramáticas; que os directores dos cursos e os chefes das secções juntamente com os docentes de disciplinas típicas de informática, redeterminem os objectivos da disciplina, de acordo com a proposta do anexo X; se redefinam os objectivos profissionais da disciplina; se reformule o curriculo pela introdução do constante em anexo X, para que se atinjam os objectivos da existência da disciplina nos cursos de informática.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectInformáticaen_US
dc.subjectMatemática discretaen_US
dc.subjectCurrículoen_US
dc.subjectInstituições de Ensino Superior Moçambicanasen_US
dc.titleO papel da matemática discreta nos cursos de informática leccionados nas instituições de Ensino Superior Moçambicanasen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-21-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoThe present dissertation aims to understand the role of discrete mathematics in computer courses in Higher Education Institutions (HEIs). For that purpose, the following research question was posed: What is the role of discrete mathematics in computer courses given at mozambican HEIs? To answer this question a survey was conducted with both qualitative and quantitative approaches. In the first step, in order to collect the data, it was used a pre- questionnaire, which aimed to analyse the level of responses that could be given by the respondents considering its quality. On one hand this allowed to introduce more questions and on another to delete some in other to have a better final version of the questionnaire. The questionnaire was based on a Likert scale with 4 (four) or 5 (five) categories, which allowed the application of statistical techniques used in the study. It was comprised of 39 items grouped into 3 (three) categories namely: (i) socio-demographic data, (ii) training paths and (iii) pedagogical aspects. The questionnaire was carried out between August and September 2010. Because of the short number of teachers, an interview guide was prepared (annex II) keeping most of the questions that had been developed in the questionnaire. The study population consisted of teachers and undergraduated computering students from 3 HEIs in Mozambique. From this population a sample of 148 students and 3 teachers was selected. From the students, 78 were from UEM, 14 from USTM, 25 from UDM, 13 from ISUTC and 18 from ISCTEM. The teachers were from the mentioned HEIs and they are teaching discrete mathematics. The study came to the conclusion that students and teachers do not have a good perception of the discipline; manuals, books as much as the moments of assistance classes point that there is a linear relationship with the sequential and thematic plan of discipline ; the objectives outlined in the thematic plans are not clear to the computer because they point to Pure Mathematics, hence operationalized although not reaching the final objectives to which discipline they propose to fulfill the cycle computer, students considered the discipline is important and that there same connection between the course content with the computer; textbooks (students / teachers) used in IES reach a significant proportion of subjects taught in Discrete Mathematics, Discrete mathematics is the basis of all round computer because you can not understand the relationship between the disciplines of computer science, the curriculum, without the involvement of Discrete Mathematics, both students and teachers; consider that the disciplines of Data Structure, Database, Artificial Intelligence and Security are sufficient to explain the relationship between xii the disciplines of computer science and discrete mathematics, which does not complete the cycle computer, set theory and predicate calculus express mathematically logical reasoning without ambiguity, which is critical in eliminating ambiguity in writing programs for computing future when they reach level programmers, the Discrete Mathematics has the role of providing tools on sets, trees, automata, graphs, and other languages that aid in fast algorithms, computer languages unambiguously logic implementation in electronic devices / computer unambiguously between other functions, so that should fix the objectives of the discipline in computer courses that fit to the reality of the computer classroom, primarily in the manuals and thematic plans. It is recommended that the TRANS incorporate in Discrete Mathematics topics Grammar, Grammars languages and automata, the directors of the courses and the heads of sections along with the teachers of disciplines typical computer, redeterminem discipline targets, according to the proposal in Annex X, is redefining the objectives of professional discipline if redraft the curriculum by introducing the constant in Annex X to the achievement of the objectives of the existence of the discipline in computer courses.en_US
Appears in Collections:DECNM - FACED - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Fazenda, Rodrigues Zicai.pdf647.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.