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dc.contributor.advisorMosse, Emílio-
dc.contributor.authorFederhen, Anette Katharina-
dc.date.accessioned2021-08-22T11:35:16Z-
dc.date.issued2018-12-01-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.uem.mz/handle/258/164-
dc.description.abstractThe fleet of private cars in Maputo and Matola tends to grow and it causes a number of negative effects like traffic congestion and increased costs for maintenance of infrastructures. Mitigating negative effects involves reducing transport and consequently changing citizens' mobility habits.The main objective of this work is to determine whether real time ride sharing could be applicable in the cities of Maputo and Matola in view of the need to change mobility habits. For this purpose, an affirmative and negative hypothesis was formulated regarding the acceptance of ride sharing systems and studied in Maputo during the year 2016.The research method is exploratory, using interviews, an online survey and a bibliographic study. 111 completeanswers, corresponding to 55% of the collected answers were analyzed through the online statistic application qualtrics.com. As expected, the non-response rate was high and the error reached was 19%. Survey respondents answered 34 questions focused on theperceived value of their current mobility as well as the imaginative value of their mobility using a travel-sharing system in the driver or passenger approach.The conclusion of the work is that the negative hypothesis is rejected, because the factor "Social consciousness and for the environment" stands out affirmatively in multiple approaches by both segments, drivers and passengers. Moreover, there are ambiguous variables that have been evaluated differently by the two segments, namely the time factor, changes in habits and safety.Finally,the paper suggests that survey participants prefer to use closed-ride sharing systems, where they can travel with known people.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade Eduardo Mondlaneen_US
dc.subjectMobilidadeen_US
dc.subjectSistemas de transporteen_US
dc.subjectTransporte individualen_US
dc.subjectPartilha de viagensen_US
dc.titleAvaliação da motivação do uso de sistemas “partilha de viagem” como forma de transporte alternativo nas cidades de Maputo e Matolaen_US
dc.typethesisen_US
dc.description.embargo2021-08-21-
dc.embargo.termsopenAcessen_US
dc.description.resumoO parque de viaturas particulares em Maputo e Matola tende a crescer e provoca vários efeitos negativos. Acima de tudo, causa congestionamento de tráfego e aumento de custos para infra-estruturas. A mitigação dos efeitos negativos envolve a redução do transporte e consequentemente uma mudança dos hábitos de mobilidade dos cidadãos. Este trabalho tem como principal objectivo de analisar, se a partilha de viagens em tempo real poderia ser aplicável nas cidades de Maputo e Matola face à necessidade de mudança de hábitos de mobilidade. Para o efeito foram formuladas uma hipótese afirmativa e uma negativa em relação a aceitação de um serviço de partilha de viagens e analisados em Maputo durante o ano 2016. O método de pesquisa é exploratório, usando entrevistas, um inquérito online e um estudo bibliográfico. Foram analisadas através da aplicação estatistica online qualtrics.com 111 respostas completas, correspondendo à 55% das respostas recolhidas. Como esperado, a taxa de não-respostas foi alta e o erro atingido foi de 19%. Os participantes do inquérito responderam às 34 perguntas focadas no valor percebido da sua mobilidade actual, bem como no valor imaginativo da sua mobilidade, usando um sistema de partilha de viagens na abordagem de motorista ou de passageiro. A conclusão do trabalho é, que a hipótese negativa seja rejeitável, porque o factor “Consciência social e para o meio ambiente” destaque se afirmativa em múltiplas abordagens por ambos segmentos, motoristas e passageiros. De mais, existem variáveis ambíguas que foram avaliadas contrariamente pelos dois segmentos, nomeadamente o factor tempo, mudanças de hábitos e segurança. Finalmente o trabalho sugere que os participantes do inquérito preferem de utilizar um sistema imaginativo fechado de partilha de viagens entre membros da sua organização por exemplo.en_US
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